• Matéria: Geografia
  • Autor: helloanne33
  • Perguntado 5 anos atrás

⚠️gente é para agora por favor⚠️


"aprendi, na década de 60 que o estado de São Paulo fazia parte da Região Sul. Minas estava na região Leste assim como Bahia, o Rio, Espírito Santo e Sergipe.
certo dia um professor gênero de 70, disse que São Paulo estava no sudeste bem que Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais Fiquei chocado.
os estados mudaram de posição e eu nem havia percebido".
(MELGAR, E O IBGE E OS ESTADOS DO BRASIL, FOLHA DE S. PAULO 08/05/2003.
Essa "mudança de posição" dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:
a) houve um niva perceptiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominante interiorano para ocupar melhor o litoral.

b) A nova região sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.

c) A integração dk Espírito Santo ao sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.

d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões sul e norte.​

Respostas

respondido por: luanadejesussena123
4

Letra B: sobre a mudança de posição dos estados brasileiros que é registrada pelo autor basicamente ocorreu porque a compreensão sobre essa nova região Sudeste buscava representar melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.

Atualmente os estados do Sudeste brasileiro são São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, de modo que a maior concentração industrial do Brasil está nessa região, sobretudo no Estado de São Paulo, que atualmente é aquele com o maior PIB.

Perguntas similares