“Que obra de arte é o homem, tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um deus; na beleza do mundo, o exemplo dos animais." (William Shakespeare. "Hamlet").
Levando em consideração o que foi estudado a respeito do Renascimento e do Antropocentrismo e as palavras de Shakespeare, comente a mudança na visão do homem moderno.
Respostas
respondido por:
20
Olá, boa tarde!
É preciso lembrar que o Renascimento se contrapôs à uma visão anterior, que era o teocentrismo. Antes, Deus estava no centro e acima de todos. Os homens existiam para agradar à Deus. Deus era a verdade.
Com o Renascimento, uma grande característica entrou em vigor: o antropocentrismo. Ou seja, agora é a vez do homem estar no centro da discussão, da arte, da vida. O homem irá encontrar a verdade por ele mesmo - e não aceitar a verdade de Deus. O homem irá ser o foco das obras, das discussões.
Essa foi a mudança na visão do homem. Se antes o homem era apenas um instrumento, com o Renascimento ele passou a ser o destaque.
Espero ter ajudado =)
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás