Para empreender as viagens, os povos da península Ibérica precisavam desenvolver instrumentos, pesquisar sobre rotas, ou seja, aprender sobre como viajar com longas distâncias que foi possível apenas com a fundação da Escola de Sagres, pelo infante D. Henrique no século XV, cada viagem oferecia desafios para serem vencidos, pois enfrentariam o desconhecido, tudo isso graças aos estudos de outras culturas, como os chineses ou islâmicos.
A tecnologia de navegações que revolucionaram a forma de navegar foi (ram)
I – O Quadrante
II – Bussola
III – Balestilha
IV – Cartografia
Está corretamente relacionado em
A
I e II.
B
I, II e IV.
C
I, e III.
D
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
desculpa se estiver errado, mas eu acho q é a D
Explicação:
respondido por:
0
O gabarito encontra-se na letra D. O contato com povos árabes na península Ibérica, trouxe para Portugal e Espanha o desenvolvimento de técnicas de navegação, como O Quadrante, Bússola, Balestilha e Cartografia foram alguns dos instrumentos que esse intercâmbio com os Árabes permitiram os dois países a serem pioneiros na era das navegações.
O que explica o Pioneirismo de Portugal:
O pioneirismo português nas grandes navegações explica-se, por diversos fatores entre eles podemos listar:
- A posição geográfica favorável com saída para o mar
- O desenvolvimento científico e tecnológico através do contato com os Árabes que viveram na região e dominavam a navegação e o comércio.
- Portugal teve uma precoce centralização política e formação do Estado Nacional Português, isso permitiu que o país diferentemente de outras nações europeias não estivesse envolvido em nenhum conflito, e isso permitiu a Portugal ter recurso disponível para explorar o mundo, através das grandes navegações.
- Além disso, a necessidade de buscar novas rotas comerciais foi fundamental para que Portugal se lançasse ao mar em busca de riquezas.
Leia mais sobre as grandes navegações em: brainly.com.br/tarefa/14192464
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás