• Matéria: História
  • Autor: boommaster6667
  • Perguntado 5 anos atrás

qual a relação historica entre o imperio bizantino imperio carolingio e imperio islâmico

Respostas

respondido por: weslleyfelipecassale
0

Com algumas exceções, entre elas a Espanha, os domínios territoriais de Carlos Magno praticamente reconstituíam o antigo Império Romano. Essa proeza não passou despercebida da Igreja. No Natal do ano 800, quando se encontrava em Roma, Carlos Magno foi coroado imperador pelo papa Leão III (795-816).

Carlos Magno morreu em 814, sendo sucedido por Luís, o Piedoso (814-840). Dotado de grande fervor religioso daí o seu cognome, o novo imperador deixava-se dominar pelas autoridades religiosas. Essa característica de sua personalidade foi, em parte, responsável pelo enfraquecimento do poder imperial.

Com a morte de Luís, o Piedoso, em 840, o império foi disputado pelos seus três filhos: Luís e Carlos se uniram contra Lotário o filho mais velho, herdeiro do título imperial. Os dois primeiros juraram permanecer unidos contra Lotário e registraram por escrito essa intenção. Sendo conhecido como Juramento de Estrasburgo (842), esse documento foi redigido em alemão e frâncês antigos. Até onde se sabe, trata-se do mais antigo documento escrito nessas línguas.

O Império Bizantino pode ser definido como um império formado por várias nações da Eurásia que emergiu como império cristão e terminou seus mais de 1000 anos de história em 1453 como um estado grego ortodoxo: o império se tornou nação.

Perguntas similares