Analise a caracterização geral das principais correntes do pensamento geográfico. I- Representando uma renovação, efetua uma crítica apenas à insuficiência da análise tradicional, não indo aos fundamentos e à sua base social, propondo uma ótica prospectiva quantitativa com a finalidade de atuar no planejamento estatal. II - Fundamentada no positivismo, privilegia a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos, em que o homem seria um elemento a mais na paisagem. III - Com enfoque predominante na relação formada entre espaço e cultura, fundamentada na fenomenologia, está assentada na subjetividade, na experiência, na intuição e nos sentimentos, colocando o homem no centro do debate científico. IV - Desenvolvendo uma prática de contestação radical ao que existia até então, seus autores postulam um posicionamento de transformação da realidade e assumem um conteúdo político na análise científica usando conceitos desenvolvidos por Karl Marx. Dentre as caracterizações acima, aquelas que correspondem às correntes de pensamento da Geografia Humanística ou Cultural e da Geografia Critica, respectivamente, são as descritas APENAS em A)le l. B)le II C)le lV D) Il e IV E) III e IV
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
A Geografia Humanista coloca o lugar (espaço vivido) em situação de destaque, pois trata das relações afetivas do ser humano com o espaço e da pluralidade das experiências que transformam esse espaço em lugar. Já a Geografia Crítica busca explicar a atuação do ser humano no meio geográfico pelo aspecto das transformações sociais. Seu objetivo é integrar a relação entre trabalho, sociedade e natureza, buscando diferenciar os espaços construídos segundo os interesses da sociedade vigente.
Sabendo dessas informações, será possível analisar os itens e perceber que as afirmativas III e IV são as que descrevem a Geografia Humanística e a Geografia Crítica, respectivamente. Assim, a correlação entre afirmativas e correntes do pensamento será dada por:
I. Nova Geografia;
II. Nova Geografia;
III. Geografia Humanística;
IV. Geografia Crítica.