5. Sobre a invasão portuguesa nas terras de Pindorama (futuro Brasil), marque X nas afirmativas corretas:
( ) Os portugueses chegaram ao litoral do que seria o Brasil em 22 de abril de 1500 e iniciaram o processo de colonização em 1530 com Martim Afonso de Sousa, visando evitar a invasão de seus conterrâneos europeus (espanhóis, franceses, holandeses e ingleses).
( )A linha imaginária do Tratado de Tordesilhas (1494) foi assinada entre Portugal e Espanha e dividia as terras conquistadas entre as duas nações. A Igreja Católica apoiou o tratado visto que os dois reinos eram católicos.
( ) Para controlar as terras invadidas, a Coroa portuguesa criou o sistema de Capitanias Hereditárias. Tratava-se de um documento (carta foral) dada a um donatário que ficava encarregado de viver e administrar um grande lote de terras. Esse documento poderia ser passado de pai para filho. Cada capitania poderia ser dividida em pequenos lotes, denominados sesmarias.
( ) A escravidão no Brasil iniciou com os indígenas, logo, foram trazidos os povos africanos, capturados em seu continente para o trabalho forçado.
( ) Nas Colônias estava proibido desenvolver a economia porque os europeus tinham medo de ter um concorrente comercial. Criaram estratégias para que as suas colônias não se desenvolvessem para não afetar a economia das Metrópoles.
( ) Podemos dizer que a economia do Brasil colonial foi a exploração do pau brasil, inicialmente, a produção da cana-de-açúcar e, por fim, o ouro.
( ) Casa grande era a casa em que os latifundiários (grandes proprietários de terras) viviam. Eram casas rústicas mas tinham as acomodações amplas e arejadas. Nesse ambiente, as famílias se alimentavam adequadamente e tinham todas as suas necessidades básicas sanadas. A senzala era onde viviam os escravos. Geralmente acorrentados, para evitar a fuga, dormiam juntos em condições insalubres. Muitas vezes com pouca água e alimento. Cansados de um trabalho árduo na lavoura de cana.
( ) Os primeiros engenhos foram criados no Brasil para atender à demanda europeia. Eram os locais destinados à fabricação de açúcar, propriamente a moenda, a casa das caldeiras e a casa de purgar. Todo o conjunto, chamado engenho banguê, passou com o tempo a ser assim denominado, incluindo as plantações, a casa de engenho ou moita (a fábrica), a casa-grande (casa do proprietário), a senzala (lugar onde ficavam os escravos) e tudo quanto pertencia à propriedade.
Respostas
respondido por:
0
Olha eu também estou estudando e se eu marquei a penúltima resposta foi essa promoção me deu nove quando eu marquei assim entendeu
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás