Em 15 de novembro de 1889, o Brasil elaborou uma nova constituição que foi promulgada no dia 24 de fevereiro de 1891. Marque alternativa correta sobre a Constituição da recém criada Reduplica do Brasil.
A) A Constituição de 1891 decretou a soberania da Igreja católica no Brasil, ficando o estado submisso às ordens papais.
B) Essa constituição decretou uma política reformista que contribuiu para o fim do coronelismo e dos latifundiários no Brasil.
C) Essa nova constituição adotou a forma do governo presidencialista. E dividiu os poderes: Executivo, legislativo e judiciário.
D) Todas as pessoas maiores de idade passaram a ter o direito de votar.
Respostas
A) Errada. Ao contrário da Constituição de 1824, onde determinava que a religião católica como oficial, a Constituição de 1891 decretava que o Estado passaria a ser laico, ou seja, o Estado se separaria da religião.
B) Errada. O coronelismo foi uma prática adotada por coronéis que detinham um poder aquisitivo e, em troca de favores, determinavam em quem a pessoa votaria (o voto não era secreto). O latifúndio é uma grande propriedade agrícola que pertence a uma única pessoa. A base econômica do Brasil era o café.
C) Correta. A Constituição de 1824 determinava a existência de 4 poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, este último exercido pelo monarca. A nova Constituição determinava apenas 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
D) Errada.