5) Acerca da lei Mosaica (Pentateuco/Torá), assinale a correta: *
5 pontos
a) a questão da justiça era irrelevante, prevendo a obrigatoriedade da parcialidade do julgamento.
b) A pena de talião não era utilizada de forma alguma pelos hebreus.
c) Receberia a pena de lapidação (morte por apedrejamento) os idólatras, os feiticeiros, os filhos rebeldes e as adulteras.
d) O povo hebreu admitia julgamento sem investigação ou julgamento por forças naturais ou deuses.
Respostas
alternativa C)
Explicação
a) Um ponto importantíssimo ao serem escolhidos os juízes de Israel era manter a justiça e a imparcialidade; o contrário não era permitido (Deuteronômio 16:18,19). Por esse motivo a alternativa está INCORRETA.
b) Pena de talião era usada sim, aliás é da bíblia que vem o famoso "Dente por dente, olho por olho" (Êxodo 21:23-25) que é um ótimo exemplo da pena de talião. Por isso a alternativa está INCORRETA.
c) A lei Mosaica para a nação de Israel não se tratava apenas de uma lei burocrática, mas ela também tratava de assuntos religiosos e na religião judaica não eram permitidos idólatras, nem feiticeiros, nem filhos rebeldes ou adulteros, e por isso eles poderiam ser apedrejados (Êxodo 22:18; Deuteronômio 21:18-21; Levítico 20:10) para servir de exemplo para os outros; pois isso era contra o pacto que a nação de Israel tinha com Deus. Logo a alternativa está CORRETA.
d) Os casos precisavam sim serem investigados e apresentar pelo menos duas testemunhas (Deuteronômio 17:6; 19:15). Então essa alternativa está INCORRETA.