Considerando o que você aprendeu sobre os Carboidratos, assinale V para as frases verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os pães e as massas são exemplos de carboidratos. ( ) Os carboidratos complexos possuem fibras alimentares em sua composição. ( ) Toda glicose obtida na alimentação é transformada em gordura e guardada no corpo. ( ) O principal componente da fibra alimentar é a celulose, que não é digerida pelo nosso corpo. ( ) Os carboidratos constituem a principal fonte de energia do corpo humano. ( ) Uma alimentação rica em carboidratos simples é a mais adequada, pois fornece energia para o nosso corpo, sem trazer riscos à saúde. *
3 pontos
V V F V V F
F F F F F F
V V V V V V
V V V V F F
F F V V F V
Respostas
Olá,
VVVVVV
Todas alternativas estão corretas.
Os carboidratos são as principais fontes de energia de uma célula, além de fazerem parte da composição de ácidos nucleicos e da parede celular.
O que são carboidratos?
Os carboidratos são biomoléculas de grande importância biológica e formam a classe de biomoléculas mais abundantes do nosso planeta.
Monossacarídeos
Os carboidratos mais simples são os chamados monossacarídeos, os quais são monômeros que formam os carboidratos mais complexos. Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, são classificados de acordo com o número de carbonos que possuem em sua molécula, que apresenta fórmula geral n. É importante salientar que a glicose, que apresenta fórmula C6H12O6, é o principal carboidrato utilizado pelas células para a obtenção de energia.
Dissacarídeos
Os dissacarídeos são carboidratos formados por duas moléculas de monossacarídeos, ligadas por ligações glicosídicas, e são solúveis em água.
Polissacarídeos
Os polissacarídeos são formados pela junção de centenas e até milhares de monossacarídeos. Essa insolubilidade é importante para diversos organismos, como os artrópodes, por exemplo, que possuem um exoesqueleto formado por um polissacarídeo que os protege contra a dissecação. Apesar de não ser digerida pelos seres humanos, a celulose é importante na dieta como fibra. Assim como o amido e a celulose, o glicogênio é resultado da união de várias moléculas de glicose.
Quando os polissacarídeos apresentam dois ou mais monossacarídeos diferentes, recebem a denominação de heteropolissacarídeo. Como exemplo de heteropolissacarídeo, podemos citar o peptidoglicano, que forma a parede celular das bactérias.