O romance O guarani, de José de Alencar, publicado em 1857, é um marco da ficção romântica brasileira. Dentre as características mais evidentes do projeto romântico que sustentam a construção dessa obra, destacam-se:
I. a figura do protagonista, o índio Peri, que é um típico herói romântico, tanto pela sua força física como pelo seu caráter.
II. o amor do índio Peri por Cecília, uma moça branca, sendo que esse amor segue o modelo medieval do amor cortês.
III. o fato de o livro ser ambientado na época da colonização do Brasil pelos portugueses, dada a predileção dos românticos por narrativas históricas.
IV. o final do livro que marca o retorno a um passado mítico, pois Peri e Cecília simbolicamente regressam à época do dilúvio.
Então, estão corretas:
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
todas estão corretas
respondido por:
1
Resposta:
Todas as afirmativas estão corretas.
Explicação:
Peri é um herói forte que possui valores morais elevados e tem por Ceci um amor idealizado, semelhante ao amor cortês das histórias medievais. O fato de o livro ser ambientado na época da colonização está de acordo com a informação de que uma das principais vertentes da ficção romântica é a da narrativa histórica. Por fim, sabe-se que o final do livro retoma o dilúvio bíblico, sendo Ceci e Peri os sobreviventes que povoarão a terra.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás