• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cintia16princesa
  • Perguntado 5 anos atrás

Quando Manuel da Nóbrega chegou no Brasil em 1549, iniciou-se o ensino na colônia, sendo este pautado na catequese, sob o comando dos jesuítas e com a manutenção financeira da coroa português. Contudo, em 1759 o Marquês de Pombal rompe com os jesuítas da Companhia de Jesus, dando início a uma nova fase da educação brasileira, marcada pela “Reforma Pombalina”, que vigorará de 1759 a 1827, fase a qual podemos considerar como um ensaio da educação pública estatal.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I - Quando os jesuítas foram expulsos do Brasil, apenas uma ínfima parcela da população acessava as escolas, pois o acesso era restrito.



II - Com o fechamento dos colégios jesuíticos em 1759, iniciaram-se as “aulas régias” mantidas pela Coroa Portuguesa e que rompiam com as ideias religiosas.



III – As reformas pombalinas baseavam-se em ideias laicas em termos de instrução, iniciando uma nova forma de educação pública estatal.





Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:

Escolha uma:
a.
I apenas.

b.
I e II apenas.

c.
II e III apenas.

d.
I, II e III. Correto

e.
III apenas.

Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No Brasil, entre 1930 a 1960 acontece um avanço na industrialização e urbanização, desenvolvimento esse que ocasiona uma pressão para uma maior escolarização, enquanto demanda política e social, exigindo uma nova condição em termos de investimentos. De um país agroexportador, o Brasil passa a se configurar também como um país com potencial industrial, da qual emergiu um novo grupo econômico, a burguesia urbano-industrial.

Considerando os parâmetros apresentados quanto as transformações na economia brasileira e sua influência nos rumos das Políticas Educacionais em nosso país, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.



Entre 1930 a 1960, o Brasil foi assumindo uma ____________ de industrialização e esta mudança evidenciou uma reestruturação no seio da sociedade política e da sociedade civil, pois ao lado dos aristocratas e latifundiários do café, emergiu a burguesia financeira e industrial, e o operariado também sofreu ampliações. As transformações no campo ____________ brasileiro visava a possibilidade de democratização do ensino, introduzindo o ensino primário gratuito e ____________, através da Reforma Francisco Campos.



Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Escolha uma:
a.
estratégia / institucional / religioso.

b.
fase / econômico / seletivo.

c.
tarefa / estudantil / livre.

d.
política / educacional / obrigatório. Correto

e.
estrutura / interpessoal / restrito.

Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com promulgação da Constituição Federal do Brasil, em 5 de outubro de 1988, temos uma nova realidade brasileira, pautada numa ordem política que declara como um de seus princípios, o da descentralização político-administrativa que garante à sociedade o direito de formular e de controlar políticas. Estabelece-se um novo dimensionando nas relações entre Estado e sociedade civil e quanto a política educacional buscou-se considerar as demandas do Brasil contemporâneo.

Considerando a legislação brasileira, especificamente a Constituição brasileira de 1988 e o contexto histórico no qual ela é promulgada, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.



A Constituição Federal de 1988, promulgada após amplo movimento de ____________ do País, marca um novo período histórico, ampliando as responsabilidades do Poder ____________ e da sociedade em geral para com a ____________, a partir das novas demandas do mundo moderno e globalizado.





Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Escolha uma:
a.
estruturação / Judiciário / justiça.

b.
redemocratização / Público / educação. Correto

c.
organização / Moderador / economia.

d.
planejamento / Executivo / economia.

e.
socialização / Legislativo / cultura.

Respostas

respondido por: saadilatamilles20
4

Resposta:

1 questão é: I, II, III.

2 questão é: letra D

3 questão é: letra B redemocratização / Público / educação.

Explicação:

respondido por: sayuriitosilva
0

Sabendo os conceitos da Companhia de Jesus, pode-se afirmar que realizando a interpretação, temos que:

  • as reformas pombalinas se baseavam nos ideais laicos em termos de instrução;
  • após a expulsão dos jesuitas do Brasil, apenas uma pequena parcela da população tinha acesso a educação pois era extremamente restrito o acesso as escolas;
  • as transformações no campo educacional visavam a possibilidade de democratizar o ensino, sendo assim propor o ensino primário gratuito.

Portanto, conclui-se que as alternativas corretas que devem ser assinaladas são:

  1. Letra D - I, II, III.
  2. Letra D - política / educacional / obrigatório.
  3. Letra B - redemocratização / Público / educação

O que foi a companhia de jesus?

Para o Brasil,  a companhia de jesus chegou apenas no ano de 1549 e era liderada pelo então padre Manuel da Nóbrega, sendo conhecida como uma ordem religiosa. Ademais, seu principal objetivo era converter os nativos da terra para a fé cristã e assim dar continuidade aos ensinamentos dados pela igreja da época.

Saiba mais sobre a companhia de jesus em:

brainly.com.br/tarefa/41104447

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares