• Matéria: História
  • Autor: marcoswiniciussilva8
  • Perguntado 4 anos atrás

O mercantilismo foi o conjunto das práticas econômicas adotadas pelas nações europeias entre o século XV e o século XVII. essas práticas econômicas são considerados pela historiedades como o estágio de transição de modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Assinale a alternativa incorreta.
A) o mercantilismo foi um conjunto de normas e práticas econômicas.
B) mercantilismo foi exclusivamente feudal.
C)o mercantilismo marcou a transição do feudalismo para o capitalismo.
D) o mercantilismo início do século XV.


marcoswiniciussilva8: Rápido gente pfvr

Respostas

respondido por: cabralmateus146
2

Resposta:

mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei. Os principais países representantes dessa prática foram Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda.

Muitos estudiosos consideram o mercantilismo como a transição do período feudal e a produção capitalista. Vale destacar que o feudalismo e o capitalismo são sistemas econômicos, já que são um modo de produção, diferente do mercantilismo que era um sistema econômico.

Origem do Mercantilismo

A origem do mercantilismo está ligado ao absolutismo, que foi um período em que havia muito domínio dos estados, e o rei tinha representação absoluta sobre a sociedade. Por conta disso, os reis faziam de tudo para enriquecer os seus países e, consequentemente, ter mais poder. Nesse momento a riqueza era medida pela quantidade de ouro e prata que o país possuía.

Foi nesse momento que surgiram os Estados Nacionais Modernos, que é o conjunto de nações que nasceu após a centralização do poder na figura do rei. Podemos citar Portugal, França, Espanha e Inglaterra como participantes desses estados.

Como forma de se consolidar, os Estados Modernos se apoiaram na luta da burguesia pelo poder e pelo fim dos privilégios da nobreza feudal. Por conta disso, a burguesia passou a apoiar fortemente o rei, o que possibilitou grandes domínios políticos e a reafirmavam do seu poder. Foi assim que os burgueses passaram a ter privilégios e ampliar as sua renda econômica, apesar de ainda ser de forma controlada.

Com isso, foi possível o desenvolvimento comercial e manufatureiro com o poder centralizado no rei, que passou a controlar à economia, garantindo os seus interesses e fortalecendo ainda mais o poder real. Foi a partir desse processo que surgiram as práticas econômicas relacionadas ao mercantilismo.

O período mercantilista foi marcado também pelas Grandes Navegações e a instalação do sistema colonial no continente americano. Por exemplo, os portugueses utilizaram muitas práticas do mercantilismo no período de colonização do Brasil.

Explicação:

E ISSO


guiobom100: obrigado por escrever a bíblia
bawepar454: Vdd grande mais n chegou n ponto q precisava...vo lê pra ve da pra ajudar em alguma coisa.
Perguntas similares