• Matéria: Filosofia
  • Autor: samuelsferbonio
  • Perguntado 4 anos atrás

A atividade intelectual que se instalou na Grécia a partir do séc. VI a.C. está substancialmente ancorada num exercício especulativo-racional. De fato, “[...] não é mais uma atividade mítica (porquanto o mito ainda lhe serve), mas filosófica; e isso quer dizer uma atividade regrada a partir de um comportamento epistêmico de tipo próprio: empírico e racional”. (SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-socráticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998, p. 32). Com relação à origem da filosofia ocidental, é correto afirmar: * 1 ponto a) Seus fundamentos foram estabelecidos durante o Renascimento, quando na Europa se conseguiu realizar uma separação entre os campos da ciência e das crenças. b) Nasceu quando os pensadores gregos realizaram a passagem de um pensamento mítico para uma visão racional do mundo, da sociedade e dos seres humanos. c) Tem sua origem ligada ao pensamento aristotélico e a harmonização entre o pensamento intelectivo e a experimentação. d) Foi gestada pelos pensadores pré-socráticos, que superaram as fronteiras entre o mundo das aparências e da existência concreta. e) Surgiu com os pensadores iluministas, que superaram os limites do pensamento intelectivo e estabeleceram as bases da filosofia como ciência da verdade.

Respostas

respondido por: Nordic
0

Resposta:

b) Nasceu quando os pensadores gregos realizaram a passagem de um pensamento mítico para uma visão racional do mundo, da sociedade e dos seres humanos.

Explicação:

O marco de passagem do mito para a Filosofia irá ser a utilização de uma análise racional para a explicação dos fenômenos sociais, da natureza, entre outros.

Perguntas similares