Cite 3 substâncias que são consumidas no cotidiano, mas que alteram a sensação de quem as ingere.
Respostas
Resposta:
Resp: Álcool; Café e Cogumelos.
Explicação:
1) Álcool: Como outras drogas, as bebidas alcoólicas afetam a química do cérebro.
Elas alteram os níveis dos neurotransmissores, ou seja, os mensageiros que controlam nosso pensamento e comportamento.
Com essas substâncias “excitatórias” travadas pelo uso do álcool, a geração de ideias, a respiração e os batimentos cardíacos acabam sendo retardados. etc ...
2) Café: A cafeína é a droga psicoativa mais utilizada no mundo. Um químico chamado adenosina acumula-se lentamente no cérebro quando estamos acordados.
Esta substância liga-se a receptores que desaceleram a atividade cerebral. Assim, quanto mais adenosina acumulada, maior o cansaço.
A cafeína possui uma estrutura parecida com a da adenosina. Ela percorre a corrente sanguínea até o cérebro e compete por espaço com a adenosina.
Ela se liga aos receptores, o que não permite que uma pessoa sinta sono. Com o uso frequente de cafeína, o cérebro reage ao criar mais receptores de adenosina.
O efeito é que o corpo passa a pedir uma maior quantidade de cafeína. A sensação da falta dela pode causar abstinência e maior cansaço. etc ...
3) Cogumelos: Na realidade, apenas cogumelos com o psicoativo psilocibina causam alucinações. Há pelo menos 144 espécies de cogumelos que contêm tal ingrediente psicoativo, segundo o Jornal Internacional de Cogumelos Medicinais.
Mas o como a psilocibina provoca alucinações? Quando entra no cérebro, o psicoativo começa a prevenir a recepção do neurotransmissor serotonina e aumenta a atividade cerebral.
Além disso, por ter uma estrutura química similar à serotonina, a psilocibina pode se conectar e estimular receptores no cérebro.
Tal estimulação amplificada faz o usuário perceber e experimentar coisas sem nenhum estímulo real. etc ...
Até ...