Respostas
Resposta:1. Placa bacteriana: A placa bacteriana não se trata de uma doença bucal. No entanto, ela é a principal causa da maioria dos problemas que afetam a boca. Trata-se de um biofilme que se forma no esmalte dentário em função do acúmulo de resíduos de comida. Eles servem como alimento para bactérias, e são elas que desequilibram a saúde bucal.
2. Tártaro: O tártaro, também chamado de cálculo dental, se forma quando a placa bacteriana não é removida. Diferentemente dela, ele é mais denso, por se tratar de uma calcificação. Os resíduos de alimento endurecem em função do contato com os minerais da saliva e outras reações químicas, então, ficam aderidos ao dente e não se soltam facilmente.
3. Halitose: Popularmente conhecida como mau hálito, a halitose se caracteriza pelo odor ruim exalado pela boca. Esse problema pode estar relacionado com diversas condições de saúde, mas no que se refere à boca, ele é um dos sintomas de problemas como:
gengivite;
cárie;
periodontite;
saburra lingual;
xerostomia (boca seca).
4. Cárie: A cárie é uma lesão que se forma no esmalte dentário por causa dos ácidos liberados por bactérias que consomem os resíduos de alimento depositados sobre os dentes. Pode ser muito discreta e não provocar sintomas, mas a degradação do dente é progressiva. Além disso, ele pode ter toda a sua estrutura comprometida, levando à perda do dente.
5. Gengivite: É uma inflamação que afeta a gengiva, provocada por bactérias que se instalam em suas bordas em função da higiene bucal inadequada. Esses microrganismos liberam ácidos ao consumirem os resíduos de alimento, e o organismo reage com essa resposta inflamatória.
6. Periodontite: A periodontite é também uma inflamação e se manifesta quando a gengivite não é devidamente tratada. O problema se agrava e afeta todos os tecidos que sustentam a dentição, fazendo com que haja um desgaste deles. Com o tempo, os dentes ficam moles e podem até se soltar da boca.
7. Problemas no esmalte: Erosão, desgaste e manchas podem afetar o esmalte dentário, o que aumenta a sensibilidade e vulnerabilidade do dente, além de prejudicar sua aparência. Esses problemas acontecem em função de agressões químicas e mecânicas, bem como higiene inadequada.
Explicação: