Respostas
resposta:
Cruz Vermelha é uma organização internacional que surgiu, na segunda metade do século XIX, com o intuito de garantir proteção às pessoas que sofrem as consequências de conflitos armados. por isso ela é importante
Resposta:
Explicação:
A Cruz Vermelha – ou, mais especificamente, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho – é uma organização humanitária não vinculada a qualquer Estado ou governo que foi criada para auxiliar e prestar urgentes socorros a pessoas vítimas de conflitos armados e catástrofes naturais.
♦ Princípios da Cruz Vermelha
As ações dos voluntários dessa organização são pautadas em sete princípios fundamentais, a saber:
1) Humanidade – auxiliar todos os feridos dentro e fora dos campos de batalha de modo a minimizar o sofrimento humano e promover o respeito e a paz entre os povos.
2) Imparcialidade – não considerar as nacionalidades e ideologias como critérios para a prestação de auxílio, que deve ser dado a toda e qualquer pessoa da mesma forma e eficiência.
3) Neutralidade – restringir a atuação apenas à promoção de auxílio médico e humanitário, de modo a não tomar parte ou opinião oficial sobre qualquer aspecto dos fatos.
4) Independência – garantir a independência governamental da entidade, de modo a conservar a sua total autonomia diante de leis e imposições dos Estados.
5) Voluntariado – o trabalho deverá ser de socorro voluntário e desinteressado, ou seja, sem a obtenção de lucro individual ou coletivo.
6) Unidade – a cruz vermelha não pode se dividir ou se organizar em grupos não coesos. Desse modo, cada país só pode ter uma única sociedade vinculada à entidade.
7) Universalidade – o dever da cruz vermelha é o de atuar em todo o mundo, sem restrições territoriais ou opção por determinados lugares de atuação.
A Cruz Vermelha possui uma extrema importância e já salvou milhões de vidas em todo o mundo. Ao todo, são mais de 90 milhões de voluntários espalhados por todas as áreas do globo terrestre. No Brasil, a entidade foi fundada em 1908, mas foi reconhecida pelo comitê internacional da organização apenas no ano de 1912.
Portanto, a importância da cruz vermelha é pautada também pela enfermagem, sem ela todos os princípios e pessoas citadas acima não teriam efeitos sobre o nosso hoje e nosso futuro.