Selecione dois argumentos oficialmente utilizados pelo governo brasileiro para pleitear a reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Respostas
Resposta:O principal argumento apresentado é o de que o fim da Guerra Fria - e da bipolaridade que a sustentava - teria ocasionado uma dispersão do poder mundial, com novos focos de poder e de influência, que necessitam verem-se refletidos na configuração do órgão responsável pela paz e segurança internacionais. O presente artigo se propõe a analisar de maneira crítica e teoricamente informada o argumento que legitima a demanda por uma reforma expansiva do quadro permanente do CS, tentando responder amplamente a duas questões: (i) em que medida a configuração sistêmica no pós-Guerra Fria corresponde às expectativas dos defensores da reforma?; e (ii) dada a real estrutura de poder do sistema internacional contemporâ neo, uma expansão do CS traria maior efetividade ao sistema de segurança coletiva baseado na ONU?
A construção do argumento está estruturada da seguinte forma: a seção 1 apresenta um balanço sumarizado do debate em torno da reforma do CS; a seção 2 apresenta a orientação teórica que informa a análise, discutindo os efeitos das dinâmicas elementares da política internacional sobre o papel de instituições internacionais, em geral, e sobre o funcionamento de sistemas de segurança coletiva, em particular; a seção 3 apresenta um histórico, também sumarizado, do funcionamento das iniciativas de segurança coletiva no século XX - a Liga das Nações e o CS -, contrastando-o com as expectativas teóricas construídas na seção anterior; a seção 4 sustenta a tese de que o atual sistema internacional é unipolar e levanta, a partir de sua dinâmica de relacionamentos políticos, algumas considerações teóricas e empíricas sobre o futuro do CS. Conclui-se com alguns breves comentários.
1. A Reforma em Debate
Explicação:
Argumentos utilizados pelo brasileiro para pleitear a reforma do Conselho de Segurança seria a necessidade de renovação, reformas para maior efetividade, além de visarem uma reformulação expansiva de membros permanentes.
Conselho de Segurança ONU
O Conselho de Segurança representa a parte decisória mais importante da Organização das Nações Unidas (ONU). Visam a paz mundial e atuam em pról de medidas que beneficiem a segurança das nações.
Um papel importante é influenciar em medidas para segurança de todos os participantes, tendo poder de fazer com que todos os seus membros cumpram os acordos.
Mais informações sobre o Conselho da ONU, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/31754827
Bons estudos!