Respostas
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA
Os aracnídeos fazem parte da cadeia alimentar de muitos vertebrados e invertebrados. Entre os vertebrados, alimentam-se de aranhas e escorpiões, os anfíbios, os répteis, alguns mamíferos (roedores, gambás, quatis e macacos) e muitas aves, como corujas e seriemas. Aranhas e escorpiões também prendam aracnídeos, muitas vezes de sua própria espécie. Alguns são utilizados como hospedeiros por Muitos insetos. Espécies de vespa dependem de aranhas para completar o seu desenvolvimento. Caçam aranhas e as paralisam com seu veneno, depositando um ovo sobre seu abdômen. Quando o ovo eclode, surge uma larva que se alimentará da aranha. Alguns índios da Amazônia e da África comem caranguejeiras e escorpiões assados ou cozidos. A preparação de soluções terapêutica também é amplamente difundida pelas comunidades indígena e regionais.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
Os aracnídeos são, em geral, predadores, servindo no controle biológico de diversos organismos, principalmente de insetos, que podem atuar como pragas e atacar plantações inteiras. Com isso os aracnídeos têm importância para a agricultura.
IMPORTÂNCIA MEDICINAL
A ação antrópica vem trazendo cada vez mais estes animais à nossas residências, sendo que a epidemiologia demonstra que apesar da grande relevância dos acidentes provocado pelos aracnídeos, tendo em vista a toxicologia de seus venenos, o conhecimento acerca da ação destes em nossos organismos vem salvando vidas. Em função da grande biodiversidade de fauna de animais peçonhentos e da distribuição frequentemente alterada pela ação do homem no meio ambiente, os perfis de acidentes variam regionalmente no país. Desta forma, estudos epidemiológicos regionais são de extrema importância no desenvolvimento de políticas públicas de saúde.