• Matéria: História
  • Autor: kaeyaboobs
  • Perguntado 4 anos atrás

o que diferenciava o preço do açúcar no brasil no século xvi

Respostas

respondido por: abraaopeter17
4

Olá,

O açúcar representou a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil e, durante muito tempo, foi a base da economia colonial(ocorreu durante o século XVI a XVIII).

De exportação do Brasil. A empresa açucareira brasileira foi, durante os séculos XVI e XVIII, uma das maiores atividades econômicas agrícolas do mundo ocidental.

Engenho de cana de açúcar de Pernambuco mostrando escravizados e a moenda

Portugal já tinha experiência no cultivo de cana, produção e comércio de açúcar. Em 1530, as primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira, na expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa. Dois anos mais tarde, Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, no atual estado de São Paulo, onde instalou o primeiro engenho, o «Engenho do Governador».

Fim do ciclo da cana-de-açúcar

A principal causa do fim do ciclo da cana-de-açúcar foi a concorrência dos engenhos implantados nas Antilhas holandesas e inglesas. Como represália, estes passam a invadir regiões ocupadas nas Américas pelos espanhóis e escolheram fazê-lo em Pernambuco, por causa do açúcar. A produção de cana em outras colônias europeias, principalmente das Antilhas, havia superado a brasileira. Com isso, o ciclo da cana-de-açúcar terminou, mas não produção deste alimento, que existe até hoje no país.

Perguntas similares