Explique a frase: “Arte naïf é o estilo a que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática”.
Respostas
Resposta:
Arte naïf (do francês, arte ingênua) é o estilo a que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. Trata-se de um tipo de expressão que não se enquadra nos moldes acadêmicos, nem nas tendências modernistas, nem tampouco no conceito de arte popular.
Principais características
A arte naif se destaca por sua identidade visual simples e considerada primitiva. Entretanto, o estilo apresenta características que o tornam único e popular. Vejamos as principais delas:
Simplificação dos elementos: as formas e as figuras apresentadas nas obras têm formas simples e sem rebuscamento.
Cores: nas pinturas, nota-se a presença de cores vivas, quentes e quase sempre saturadas, mas combinadas de modo harmônico.
Temas cotidianos: a temática das obras retrata momentos da vida cotidiana, da cultura popular e das festividades em que os próprios artistas estão inseridos.
Artistas autodidatas: quase todos os artistas do estilo não tiveram formação acadêmica ou escolarizada nas técnicas de desenho, pintura e escultura; realizam suas criações de forma intuitiva, sem o cumprimento de regras estabelecidas.
Geometria e perspectiva: as obras não apresentam perspectiva realista nos desenhos, e as formas geométricas utilizadas compõem as imagens quase sempre de maneira simples, sem rebuscamentos.
Espontaneidade e pureza: a combinação dos elementos visuais, das técnicas utilizadas e a temática transparecem sentimento, inocência e pureza nas criações.