Respostas
Resposta:
Autor: O Economista - 2 de novembro de 2009
GIANNETTI, Eduardo. O valor do amanhã: ensaio sobre a natureza dos juros. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Eduardo Giannetti é um economista brasileiro que nasceu em Belo Horizonte, no dia 23 de fevereiro de 1957. Formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Explicação:
Giannetti fez seu doutorado em economia na Universidade de Cambridge, onde foi professor entre 1984 e 1987 e de 1988 a 2001. Também lecionou na FEA/USP. Atualmente é professor integral no Ibmec São Paulo.
É autor de diversos livros e artigos, e ganhador dois prêmios Jabuti, em 1994 com o livro “Vícios privados, benefícios públicos?” e em 1995 com o livro “As partes e o todo”.
Outros livros escritos por Giannetti são: Beliefs in action (Cambridge University Press, 1991); As partes e o todo (Siciliano, 1995); Auto-engano (Cia. das Letras, 1997); Felicidade (Cia. das Letras, 2002); O Valor do Amanhã (Cia. da Letras, 2005); O livro das Citações (Cia das Letras, 2008).
Com uma linguagem doméstica e simples que aborda a questão das trocas entre presente e futuro e posteriormente suas conseqüências, o livro “O valor do amanhã” é constituído de quatro partes interligadas, cada uma delas com cinco capítulos que se interagem e se completam entre si.
A primeira parte da obra de Giannetti se reserva a discutir a questão histórica das trocas temporais e os juros pagos ou recebidos através delas. Com exemplos de diferentes espécies de seres vivos e seus variados tipos de metabolismos, o economista busca ilustrar esta parte para a melhor compreensão dos leitores. Aumentasse o enfoque a medida que o autor nos retrata as escolhas que tomamos frente a situações de necessidades e carências; comer a fruta verde e saciar a vontade momentânea mesmo que esta venha a causar um dano a saúde, ou esperar que a fruta amadureça, podendo colhe-la com uma aparência muito mais saborosa?