Respostas
respondido por:
0
Resposta:
FOI UM PERIODO COM MUITAS TENSÕES, ENTÃO FICOU UM POUQUINHO GRANDE:
Primeira Guerra Mundial
O século XX começou, em 1914. Essa afirmação explicita o impacto histórico da Primeira Guerra Mundial.
- Os primeiros conflitos mundiais a acontecer,
Guerra Russo-Japonesa(1904-1905)
Guerra dos Bálcãs(1912-1913)
- O Tratado de Versalhes foi uma das consequências diretas da guerra foi a Revolução Bolchevique
Período Entreguerras
- O período entreguerras : as décadas de 1920 e 1930 foram marcadas pelas tentativas de reestruturação dos países europeus afetados pela devastação da guerra.
- A Rússia, que havia sofrido a ação revolucionária bolchevique, criou a União Soviética. Com a morte de Lenin, o primeiro líder soviético, em 1924, Stalin tornou-se o comandante do império soviético. Todo esse cenário é conhecido em História como o “Período entreguerras”, haja vista que foi o totalitarismo desenvolvido pelos Estados descritos acima que montou o cenário para a S egunda Guerra Mundial.
- Se as guerras entre o Japão e Rússia e nos Bálcãs introduziram a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Sino-Japonesa (iniciada em 1937 e só finalizada em 1945) e a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foram o prefácio da Segunda. O segundo conflito entre China e Japão acabou incorporando-se, em 1939, à Segunda Guerra europeia, quando os japoneses aliaram-se à Alemanha nazista e à Itália fascista. Francisco Franco.
Desencadeamento da Segunda Guerra
- A Segunda Guerra, como postulam alguns historiadores, foi, de certa forma, uma continuação da Primeira, haja vista que alguns dos motivos eram similares, como o desejo de expansão imperialista da Alemanha, que, sob o jugo de Hitler, declarou-se como o III Reich
Do dia “D” às bombas atômicas
- A articulação dos aliados teve o seu cume no chamado Dia D, isto é, uma gigantesca operação militar libertação da Europa a partir do litoral francês. O objetivo era liberar a França, a Holanda, a Bélgica e os demais países da Europa Ocidental ocupados pelos nazistas e chegar até a Alemanha.
- Foram lançadas as duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 06 e 09 de agosto, respectivamente, por um bombardeiro dos Estados Unidos,
Guerra Fria
- Com o fim da Segunda Guerra Mundial, começaram a aparecer as divergências entre as potências vencedoras em razão das diferentes visões de mundo e dos diferentes projetos políticos.
- No começo dos anos 1950, essas divergências passaram a ficar explícitas e temerosas com o estouro da Guerra das Coreias em que havia um núcleo apoiado pelos soviéticos (o norte-coreano) e outro apoiado pelos ocidentais (o lado Sul da Coreia) ficou conhecida como Guerra Fria, que durou até o fim dos anos 1980.
Conflitos na Ásia e no Oriente Médio
- Guerra do Vietnã, fontes nessas divergências ideológicas entre ocidentais e soviéticos. Além motivações político-ideológicas, outros também tiveram destaque nos primeiros anos da Guerra Fria. Foi o caso dos Conflitos Árabe-Israelenses, que tinham motivação político-religiosa.
- Muitos outros conflitos ocorreram, no período da Guerra Fria, na região do Oriente Médio envolvendo o Estado israelense, como a chamada Guerra do Yom Kippur, ocorrida em outubro de 1973. Muitos outros ocorreram entre os próprios muçulmanos, como a Guerra Irã-Iraque
- No continente africano, nesse mesmo período de Guerra Fria, houve as guerras pela descolonização.
- A Guerrilha do Araguaia foi um exemplo de guerrilha rural.
Corrida espacial e corrida armamentista
- A rivalidade da Guerra Fria estendeu-se para outros domínios, como a guerra por informação e espionagem agências secretas americana e soviética, CIA e KGB, respectivamente; a “corrida armamentista”, na qual as duas superpotências desenvolver as melhores tecnologias bélicas e os melhores armamentos, incluindo armas nucleares; e, por fim, a “corrida espacial”, que consistiu na busca acirrada pelo desenvolvimento de tecnologia aeroespacial, com o objetivo de conquistar o espaço fora da atmosfera terrestre.
- O período de maior tensão da Guerra Fria (1962), houve a chamada “Crise dos Misseis”, em decorrência da descoberta de uma base para instalações de ogivas nucleares soviéticas em Cuba.
Situação no fim do século
- Com o esfacelamento da URSS, em 1991, a Guerra Fria teve, definitivamente, fim. novos conflitos setoriais desencadearam a Guerra Civil Iugoslava, No Cáucaso, foi o conflito entre russos e chechenos na Primeira Guerra da Chechênia. última década do século XX que houve a Guerra do Golfo contra a presença iraquiana no Kwait. Essa guerra marcou a tentativa de estabelecimento da hegemonia estadunidense no Oriente Médio.
aamandavargas:
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás