Ainda jovens ou já mais velhas, as mulheres negras compartilhavam a condição feminina maternal com as mães brancas — em muitos casos, decerto, determinado traço se convertia numa verdadeira substituição ou troca dos papéis sociais. Sabe-se que as “amas”, apesar de sua relação de dedicação e doação, desempenhavam uma tarefa imposta injustamente como resultado de sua condição social — a escravidão. De certo modo, as nutrizes foram definitivas em relação às mulheres e crianças brancas da sociedade, assim como na vida íntima feminina.”
ALVES, Laura Maria Silva Araújo. As amas de leite na educação de crianças do século XIX. In: XII Encontro Cearense de História da Educação e II Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação, Fortaleza. Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 162-173. [trecho retirado E adaptado da página 165]
Com base no que foi lido, considere as afirmações a seguir:
I. Os portugueses impediam a participação dos negros africanos em sua sociedade e vida familiar.
II. O papel que as amas-de-leite exerciam na criação de crianças portuguesas era imposto, todavia a intimidade gerada por tal atividade era reconhecida e por vezes respeitada.
III. Enquanto amas, as mulheres negras às vezes assumiam o papel de mães presentes, enquanto as mães portuguesas praticavam maior distanciamento dos filhos.
IV. A demonstração de carinho e afeto foram características legadas principalmente dos portugueses para a sociedade brasileira.
Marque a alternativa que contenha as afirmativas que sintetizem corretamente o texto:
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
I e III
Explicação:
espero ter te ajudado
viniciunery:
esta errada a resposta
respondido por:
8
Resposta:
II,III
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás