5. Acerca da crise democrática e dos novos modelos de democratização do Estado, assinale a alternativa correta.
A. A crise da democracia não passa pelos partidos políticos, que logram êxito em reafirmar a sua importância diante da impossibilidade de tomada de decisão pelo próprio povo.
B. Apesar da eficiência dos institutos de participação tradicionalmente reconhecidos, novos instrumentos, como o orçamento participativo, surgem para qualificar a democracia semidireta.
C. A democracia participativa implica em uma ampliação do diálogo e da participação concreta, dispensando técnicas formais e reinserindo o povo em todos os Poderes do Estado.
D. A presença de mecanismos de participação, como a iniciativa popular e o plebiscito, permitiram o engajamento do povo no cenário político, revitalizando a democracia representativa.
E. A concretização das promessas estatais pelo modelo democrático permitiu o avanço para novas conquistas por meio da democracia participativa.
Respostas
Resposta Correta:
C) A democracia participativa implica em uma ampliação do diálogo e da participação concreta, dispensando técnicas formais e reinserindo o povo em todos os Poderes do Estado.
Explicação:
Norberto Bobbio faz uma intensa crítica ao modelo democrático representativo e destaca que essa democracia se tornou um ambiente de promessas não cumpridas. De fato, a crise da democracia abrange os partidos políticos, os meios tradicionais de decisão e a ineficiência do sistema. Tudo isso exige o surgimento de um novo modelo. A democracia participativa implica em uma ampliação do diálogo e da participação concreta, dispensando técnicas formais e reinserindo o povo em todos os Poderes do Estado.
Resposta:
Letra C
Explicação:
A democracia participativa implica em uma ampliação do diálogo e da participação concreta, dispensando técnicas formais e reinserindo o povo em todos os Poderes do Estado.