ALGUNS PONTOS ESSENCIAIS SOBRE
A QUESTÃO MUNDIAL DA ÁGUA
a) Escassez – O crescimento da população mundial, o desenvolvimento econômico não-sustentável (somado à poluição, ao desperdício e ao mau uso dos recursos hídricos) e a agricultura irrigada são os principais fatores que ameaçam as fontes de água doce no planeta. Quase 900 milhões de pessoas não possuem acesso à água limpa no mundo, segundo a ONU. Até 2050, o problema pode atingir quase a metade da população mundial. Além disso, coloca em risco os esforços para reduzir a fome no planeta. Para reverter esse quadro dramático, a ONU estabeleceu a meta de reduzir pela metade a população mundial sem acesso à água potável até o ano de 2015.
b) Má distribuição – A má distribuição mundial dos recursos hídricos resulta de causas diversas, que vão desde fatores naturais, como a diversidade climática do planeta, àqueles de ordem política e social. Devido a questões naturais, há regiões que recebem menos de 250 mm anuais de chuva, como as áreas desérticas espalhadas pelos continentes. Por outro lado, em outros pontos do planeta a precipitação média anual ultrapassa os 2000 mm, como na Amazônia. Em termos políticos e sociais, há dificuldades de acesso à água potável e ao saneamento básico ligadas à falta de investimentos públicos e, também, à pobreza extrema.
c) Agricultura - A maior parte da água doce disponível para consumo no mundo é utilizada nos cultivos agrícolas. A tendência é essa utilização aumentar, porque a produção de alimentos precisará crescer para sus¬tentar o crescimento populacional. Além de retirar água em quantidade exagerada dos rios, as lavouras com irrigação podem causar desmatamento e erosão do solo, o que prejudica ainda mais os mananciais.
d) Conflitos – Cada vez mais escassa, a água é foco de conflitos internacionais, como ocorre no Oriente Médio e na África. Um terço de todas as bacias hidrográficas do mundo é compartilhado com mais de dois países. Nos últimos 50 anos, houve mais de 500 conflitos entre nações pelo acesso aos recursos hídricos.
e) Doenças – A escassez de água e de saneamento básico leva ao aumento de doenças infecciosas.
f) Água no Brasil – A distribuição de água no país é muito desigual. O maior volume está concentrado ao longo dos rios Amazonas e Tocantins, onde a concentração populacional é pequena. Nas grandes cidades, as chuvas não resolvem a falta de água. Devido à impermeabilização do solo, elas causam enchentes e não são aproveitadas para o consumo.
g) Mudanças no uso da água no Brasil – Entre as medidas para reduzir o desperdício de água em nosso país, cabe destacar: - a cobrança pelo uso da água – mesmo aquela não tratada e captada diretamente dos rios; - a criação de formas de reutilizar a água; - a conscientização da sociedade brasileira, habituada a pensar na água como recurso abundante e inesgotável.
1- Escreva pequenos textos , em sequência, sobre cada um dos pontos apresentados ( impressões, opiniões e conhecimentos )
Essa é a questão pra respoder ⬆️
Me ajudem por favor
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
tem ave com as TAIXA de gasto de agua na região e cada população mundial tem. amento na validade de cada econômica e medias níveis de agua
respondido por:
1
Resposta:
desculpa a resposta preciso de pontos perdão mesmo
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás