Respostas
O primeiro pensamento geológico surgiu por volta de 1050, na China. Neste período, Shen Kuo formulou uma hipótese de como novas terras surgiam com base em fósseis encontrados por ele. Porém, apenas durante a revolução científica, nos séculos XIV e XV, que a geologia foi se tornando expressiva. Isso ocorreu a partir da publicação do livro “Theory of the Earth” (Teoria da Terra), para a Sociedade Real de Edimburgo por James Hutton. A partir daí, James ficou conhecido como o primeiro geólogo.
A partir desta publicação, a geologia passou a ser debatida como ciência. A finalidade dos estudos era de desvendar todos os mistérios do planeta que, naquela época, ainda assombravam a população. Desde então, diversas teorias sobre a Terra e novas vertentes da geologia foram surgindo.
Os seguidores de Hutton eram conhecidos como plutonistas, aqueles que acreditavam que a crosta terrestre era formada a partir de erupções vulcânicas. Eles eram frequentemente confrontados pelos netunistas. Estes afirmavam que as rochas eram formadas a partir da precipitação química em um grande oceano que cobria todo o planeta e, com o tempo, iria descendo gradualmente e expondo a crosta.
Também foi durante este período que Georgius Agricola escreveu o primeiro tratado sobre mineração. Ele utilizou a geologia como ciência, mesmo que ainda de forma muito superficial para isto.
Nesta época, a comunidade científica passou a utilizar a geologia para encontrar terras subterrâneas que acreditava-se ser abundantes em riqueza, o El Dorado.
No século XIX, a geologia passou a ser usada para determinar a idade do planeta. Em 1815, William Smith confeccionou o primeiro mapa geológico com ordenação das camadas de rocha e idade relativa através de fósseis contidos nelas. A partir daí, vários segmentos da geologia foram surgindo, como a mineralogia, petrologia e petrografia, bem como a paleontologia.
Este momento era a idade de ouro para a geologia e, durante a Primeira Revolução Industrial, no século XX, a geologia foi amplamente utilizada para a prospecção do carvão mineral. Ele era a principal fonte de energia utilizada na época para movimentar todo o maquinário que vinha surgindo. O seu estudo foi considerado um marco na história da ciência, pois foi a partir daí que ela passou a ter uma aplicação econômica de forma direta.
Resposta:
O primeiro pensamento geológico surgiu por volta de 1050, na China. Neste período, Shen Kuo formulou uma hipótese de como novas terras surgiam com base em fósseis encontrados por ele.