Respostas
Resposta:
As posições no futebol designam os jogadores a realizar uma determinada função no campo, buscando explorar as suas principais características, normalmente associada ao esquema táctico utilizado, podendo se dividir em 4 posições base: Guarda-Redes ou Goleiro, Defesa, Médio ou Meio-Campo e Avançado ou Ataque.
POSIÇOES:
Guarda-Redes (título em Portugal) ou Goleiro (título no Brasil)
O guarda-redes é o único jogador em campo que pode tocar a bola com as mãos e agarrá-la, desde que esteja dentro dos limites da "grande área". O seu objectivo é evitar os golos adversários. Geralmente recebem a camisa 1 mas se for o goleiro reserva recebe o numero 12. Deles são exigidos reflexos apurados e grande flexibilidade [1].
Central (título em Portugal) ou Zagueiro (título no Brasil)
O zagueiro que dependendo da formação podem ser vários, ocupa a região da grande área defensiva. Grande parte dos zagueiros costumam ser altos, o que lhes permite cabecear as bolas alçadas contra a área. Contudo, centrais de baixa estatura e com boa técnica são frequentemente vistos em actuação. Nesta posição, costuma-se ver jogadores com grande força e resistência em detrimento das técnicas de drible, típicas de jogadores mais ofensivos, já que a sua função é primariamente a de bloquear as proximidades da grande área mesmo em frente ao gol.
Laterais (direitos/esquerdos)
Os laterais são jogadores que actuam pelas laterais do campo e assim estabelecendo a ligação entre a defesa e o meio de campo. Eles são, geralmente os números 2 e 6 são os escolhidos para esta posição, são jogadores de grande velocidade e resistência pois têm a missão de apoiar o ataque por uma das faixas laterais em todo o campo para além de realizarem cruzamentos e até mesmo de tentarem a finalização. A estes, cabe também a função de defender os avanços adversários pelos lados.
Líbero
O líbero normalmente joga atrás da linha dos centrais. Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender. Quando o time recupera a posse, tem liberdade para correr todo o campo, tendo como função auxiliar o time na armação das jogadas e não apenas defender.
Exemplos de grandes líberos: Franz Beckenbauer, Franco Baresi, Matthias Sammer...
Médio Defensivo ou Trinco (título em Portugal) ou Volante ou Cabeça de área (título no Brasil)
A posição do volante, trinco ou médio defensivo tem a missão de fazer a ligação entre a defesa e o ataque, é inserido ora no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, já que faz a "ponte" entre ambos, participando ativamente em ambos papéis. Funciona como o responsável pela marcação dos meias de ligação do adversário, anulando as jogadas ofensivas contra sua equipe, e como um distribuidor do jogo de contra-ataque. Deve ser um jogador com boa capacidade de marcação mas com algumas qualidades ofensivas, para partir para o contra-ataque. No futebol brasileiro, a posição é dividida entre o primeiro e o segundo volante. O 1º volante é aquele jogador que fica mais "plantado" na frente da área, protegendo os centrais. Normalmente os técnicos utilizam o 1º volante para marcar o camisa 10 do adversário. Ele é o principal responsável pela marcação no meio-campo. O 2º volante é o responsável de fazer a saída de bola da equipe. Ele joga mais avançado que o 1º volante. Em algumas equipes, o 2º volante chega ao ataque para finalizar, como elemento surpresa. Ele tem as funções de marcação e armação das jogadas. Normalmente é um jogador de boa qualidade técnica. Ainda, aquele que ocupa a frente dos centrais (1º volante) é chamado cabeça de área podendo ser considerado como um central em caso de suspensão ou lesão de um deles.
Médio Ala (título em Portugal) ou Alas (título no Brasil) (direitos/esquerdos)
O meia-armador ou meia de ligação são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe, já que são responsáveis pela criação de lances ofensivos das equipes. Geralmente, os jogadores desta posição recebem a camisa 10, mas, devido ao numeração fixa em alguns países, esta prática vem se dissipando. Diferencia-se dos médios defensivos por ter o costume de avançar sobre a defesa adversária. Tem como características gerais o passe, a habilidade com a bola, capacidade de driblar e, em alguns casos, um bom chute à distancia; esse é o médio atacante. Exemplos de grandes meia armadores: Rivellino, Gerson, Zico, Zenon, etc.