Considerando este cenário, imagine que você é professor de uma disciplina de sua área de formação, na Educação Básica, e precisa desenvolver aulas que recorram a alguma metodologia ativa de aprendizagem. No entanto, você não tem apoio da gestão da instituição escolar, a sala de aula quase não tem recursos tecnológicos, a internet é falha, e a turma possui uma grande quantidade estudantes em sala. Dentre as metodologias para a aprendizagem ativa apresentadas, escolha uma (Sala de Aula Invertida, Gamificação, Aprendizagem por Pares etc.), explique o motivo e elabore uma aula em que fosse possível a aplicação dessa metodologia, seguindo o passo a passo:
Respostas
Resposta:
Título da aula: Adaptando obras literárias para a linguagem audiovisual
Nível de ensino: Ensino Médio
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA: Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
O objetivo é trabalhar com múltiplas linguagens, transpondo trechos de obras literárias para outra linguagem, como a audiovisual, estimulando assim a criatividade e o trabalho em grupo, dentro de uma concepção ativa de aprendizagem.
Metodologia escolhida e justificativa: Aprendizagem por Equipes. Esta abordagem é mais adequada já que se trata de muitos alunos, podendo compor equipes até 7 membros cada uma.
Recursos escolhidos: livros de obras de literatura nacional, folhas de rascunho para elaboração de roteiros e aparelhos celulares pessoais sem necessidade de estarem conectados à internet, que tenham recursos básicos de filmagem.
Descrição das etapas da aula: Os alunos vão se dividir em grupos e escolher as suas obras preferidas da literatura nacional. Vão selecionar trechos das obras ou capítulos, e fazer roteiros de vídeo, com papel rascunho. Eles vão descrever, de um lado, as cenas que vão gravar e do outro recursos sonoros (música, diálogos etc.).
Em grupo, os alunos vão gravar as cenas roteirizadas, se passando pelos personagens da obra, em cenários e com vestimentas que estiverem disponíveis. Eles podem trazer roupas de casa, assim como objetos, montar seus próprios cenários etc. Cada gravação pode ocorrer a partir de um smartphone, que tenha capacidade para gravar as cenas sem necessidade de estar conectado à internet.
Após isso, os vídeos serão editados em programas simples de edição, e divulgados em uma "sessão de cinema" dentro da própria escola, por meio da projeção em um telão.
A partir da metodologia da gamificação, é possível considerar a seguinte atividade:
- Será realizado um jogo em que as crianças devem formar pares e se espalharem pela sala.
- Uma criança irá fazer um movimento associado com um dos tópicos da matéria, e quando realizá-lo para o outro deve falar sobre o conteúdo. A outra criança deve repetir o que está sendo falado e dançado.
- A atividade deve ser repetida pela outra criança.
- Ao final, o professor deve fazer uma roda e debater sobre as experiências das crianças.
O que é gamificação?
É um termo adaptado do inglês (gamification) para se referir ao emprego de técnicas comuns dos jogos em situações de não jogo. Assim, técnicas dos jogos podem ser aplicadas em contextos de ensino, por exemplo.
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