• Matéria: Artes
  • Autor: lorenacarrara22
  • Perguntado 5 anos atrás

HELPPPPP(20 pontos)

[...]Assim como um gonzo, permanecendo imóvel, abre e fecha uma porta, assim também Pedro e seus sucessores têm uma irrestrita jurisdição sobre toda a Igreja, pois ninguém pode interferir em sua posição, pois a Sé suprema é julgada por ninguém [...].Da carta In terra pax hominibus, da Igreja Romana a Miguel Cerulário, set. 1053. In: Henry Bettenson (Sel.). Documentos da Igreja Cristã. São Paulo: ASTE, 1967. p. 138.O texto anterior é um trecho da carta do papa Leão IX a Miguel Cerulário, patriarca da Igreja do Oriente, afirmando que o papa não poderia ser julgado por ninguém e reclamando o controle sobre a Igreja Ortodoxa e todas as demais igrejas cristãs. Esse documento está relacionado ao Cisma de 1054. Sobre esse episódio, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I.o Cimas foi causada por divergência entre o Papa e patriarca, incluindo questões religiosas e políticas.
II.a divisão entre o ocidente e o Oriente foi bem aceite e negociada por todos em Roma e Constantinopla.

A. Somente a afirmativa I está correta.

B. Somente a afirmativa II está correta.

C. As duas afirmativas estão corretas.

D. Nenhuma das afirmativas está correta.

E. n. d. a.

Respostas

respondido por: brazmendesdebora
3

Resposta: A

Somente a afirmativa I está correta.

Explicação: O Cisma do Oriente foi um período em que houve a divisão da Igreja Católica. O episódio que aconteceu em 1054 d.C marcou a separação entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja dirigida pelo patriarca, em Constantinopla.

A II está errada porque NÃO foi bem aceita devido as heresias que só aumentavam a distância que havia entre as autoridades cristãs das Igrejas do Oriente e Ocidente. Somado a isso estavam as desigualdades políticas, sociais e culturais.

respondido por: raissamelo247
0

Resposta:

A)  Somente a afirmativa I está correta.

Explicação:

O Cisma do Oriente foi um período em que houve a divisão da Igreja Católica. O episódio que aconteceu em 1054 d.C marcou a separação entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja dirigida pelo patriarca, em Constantinopla.

A II está errada porque NÃO foi bem aceita devido as heresias que só aumentavam a distância que havia entre as autoridades cristãs das Igrejas do Oriente e Ocidente. Somado a isso estavam as desigualdades políticas, sociais e culturais.

Perguntas similares