1)O que foi o período da idade moderna?
2) quem estava no centro de todas as coisas para o homem medieval?
3) o que estava submetido ao religioso durante a idade média?
4) qual era a referência da arte renascentista?
5) qual era o centro de todas as coisas para os humanistas
6) qual era o polo difusor do renascentista?
7) O que é mecenas?
8) quem atuava como mecenas?
me ajudemmm por favorrr
Respostas
Resposta:
1)Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. ... A concepção de uma Idade Moderna era também uma ruptura com o que foi considerado como uma Idade Média da História. Média, nesse sentido, era o período entre a Antiguidade e a Idade Moderna.
2)Literalmente "Deus como centro do mundo". O Teocentrismo Medieval representou a relação entre o divino (religião) e os seres humanos medievo, onde haveria a existência de uma única verdade, inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia.
3) Não sei dsclp
4) Como tudo começou
Estava nascendo uma nova forma de pensar e de encarar o mundo, e a arte. Com o Humanismo o Homem passa a estar no centro do universo, e o teocentrismo dá lugar ao antropocentrismo. Há um regresso às ideias e glórias da época Clássica (greco-romana), um renascer dos ideais e cânones clássicos.
5)Características do Humanismo: Antropocentrismo
O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no Humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo.
6)O Renascimento foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminaria, ao longo do século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna sociedade burguesa e capitalista. Polo difusor: Florença.
7) indivíduo rico que protege artistas, homens de letras ou de ciências, proporcionando recursos financeiros, ou que patrocina, de modo geral, um campo do saber ou das artes.
8) Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X.