5) A história do Brasil, ao ser retratada e analisada, nos possibilita compreender como a educação chegou até aqui. É fundamental, portanto, reconhecer que, na trajetória das políticas educacionais, está o valor que a educação teve em cada período histórico. A seguir, estão algumas marcas históricas, as quais, porém, estão fora de ordem. Analise-as e ordene-as cronologicamente da mais antiga à mais atual: I – O período militar não trouxe ampliação dos recursos destinados à educação, aumentando a precariedade da educação nacional.
II – Os regimentos iniciais trouxeram as orientações para a catequese jesuítica.
III – A Constituição Federal foi o primeiro passo para as transformações na educação brasileira.
IV – As aulas régias trazidas substituíram o domínio dos jesuítas, que foram expulsos.
V – As escolas de primeiras letras só saíram do papel muito tempo depois de idealizadas, mas só foram autorizadas sob a jurisdição das províncias. Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta.
a) V, II, IV, III e I.
b) II, IV, V, I e III.
c) IV, II, III, V e I.
d) I, IV, III, II e V.
e) III, IV, V, I e II.
Respostas
Resposta:
B.
II, IV, V, I e III.
Explicação:
O Governo Geral de Tomé de Souza seguiu as orientações regimentais, assim como os jesuítas, que chegaram para catequizar e construíram as primeiras escolas. Essa condição foi modificada quando Marquês de Pombal expulsou os jesuítas e implantou as aulas régias, sendo esse o primeiro modelo de escola pública. As escolas de primeiras letras, presentes nos documentos do Império, só se concretizaram em 1884 sob a jurisdição das províncias. O descaso se estendeu com a falta de recursos na República até o período militar, sofrendo modificações a partir de 1988 com a promulgação da Constituição Federal
Resposta:
B)II, IV, V, I e III.
Explicação:
O Governo Geral de Tomé de Souza seguiu as orientações regimentais, assim como os jesuítas, que chegaram para catequizar e construíram as primeiras escolas. Essa condição foi modificada quando Marquês de Pombal expulsou os jesuítas e implantou as aulas régias, sendo esse o primeiro modelo de escola pública. As escolas de primeiras letras, presentes nos documentos do Império, só se concretizaram em 1884 sob a jurisdição das províncias. O descaso se estendeu com a falta de recursos na República até o período militar, sofrendo modificações a partir de 1988 com a promulgação da Constituição Federal.