1.Forma Farmacêutica Medicamento disposto para seu uso imediato, e resultante da mistura de substâncias adequadas e convenientes para determinada finalidade terapêutica.
É o estado final que as substâncias medicinais apresentam depois de submetidos a uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a finalidade de facilitar a Administração e visando um melhor efeito terapêuticoLeitura Avançada
(1 Ponto)
correta
incorreta
Respostas
Resposta:
correta
Explicação passo-a-passo:
A farmacotécnica é a área de responsabilidade dos farmacêuticos, que tem compreende a manipulação dos princípios ativos e outras substâncias necessárias para a fabricação de medicamentos. A seleção da forma farmacêutica ideal é um parâmetro de grande relevância para a qualidade farmacotécnica de um medicamento.
A manipulação de medicamentos tem como objetivos o uso racional, evitando perdas e desperdícios, o ajuste de dose, de acordo com as necessidades clínicas dos pacientes, como também promover maior facilidade na administração de medicamentos, para atender as especificidades de cada paciente.
Por esses motivos, as formas farmacêuticas são selecionadas com base na via de administração requerida, bem como em critérios como estabilidade físico-química do princípio ativo, entre outros.
Conceitualmente, a forma farmacêutica é a forma final em que se apresenta o medicamento ao paciente, depois de uma série de operações farmacêuticas realizadas com o princípio ativo e os excipientes adequados, ou sem os excipientes também, com o objetivo de atingir o sucesso terapêutico de acordo com a via de administração mais adequada.
Aqui, vamos levá-lo através do universo das formas farmacêuticas, olhando para suas principais vantagens e desvantagens, bem como suas especificidades.
Mas antes para entender melhor, vamos dividi-las em três grandes grupos:
espero ter ajudado