algm pode me ajudar aq é p hj?
1- Explique de maneira resumida o processo de formação da sociedade medieval.
2- Explique as principais características da sociedade medieval.
3- A sociedade medieval pode ser considerada uma sociedade teocêntrica? Justifique a sua resposta.
4- Cite e explique o que foram as chamadas transformações do ano mil.
5- Relacione as transformações do ano mil ao Renascimento Urbano.
6- Explique a relação entre Renascimento Urbano e Renascimento Comercial.
Respostas
Resposta:
1. A Idade Média é o período da história geral que se inicia no século V, logo após a queda do Império Romano do Ocidente, e termina no século XV, com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano. Foi um período marcado pela síntese da herança romana com a cultura dos povos bárbaros que invadiram o Império Romano.
2.As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
3.A Idade Média talvez possa ser denominada teocêntrica porque todas as suas ideias giravam em torno de Deus, o Deus da Revelação judaico-cristã e não o "Deus dos Filósofos".
4. Era um tempo de medo. Há mil anos, na mesma Europa que agora se prepara para ingressar, próspera e unida como nunca, no terceiro milênio do calendário cristão, os homens viviam o pior dos mundos.
5.O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano. O renascimento em questão está diretamente relacionado com os avanços técnicos que permitiram maior produção agrícola e impulsionaram um crescimento populacional.
6. renascimento urbano também tem relação direta com o renascimento comercial, pois as demandas do primeiro âmbito permitiram o fortalecimento do segundo, e o estabelecimento de comerciantes nos arredores das cidades, para atender as demandas das cidades, atraía pessoas e intensificava o aumento populacional urbano
Explicação:
espero ter ajudado sigo de volta
1 A sociedade medieval se formou a partir da fusão entre as culturas romana e bárbara. Acima, cena do filme Rei Arthur (King Arthur, 2004). “O Mundo Medieval formou-se a partir da ruína do Império Romano”. Bom, a partir dessa frase podemos constatar que o mundo medieval é conseqüência direta do fim do Império Romano
2 As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
3 A Idade Média talvez possa ser denominada teocêntrica porque todas as suas ideias giravam em torno de Deus, o Deus da Revelação judaico-cristã e não o "Deus dos Filósofos"
4 Era um tempo de medo. Há mil anos, na mesma Europa que agora se prepara para ingressar, próspera e unida como nunca, no terceiro milênio do calendário cristão, os homens viviam o pior dos mundos
5 Depois do auge do sistema feudal, a Europa, a partir do século XI, observou uma série de transformações que marcaram a chamada Baixa Idade Média. Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa. Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.
As transformações do ano mil ajudou muito o renascimento urbano a se fortalecer, pois as transformações na Europa resultaram em grande crescimento populacional, urbano e comercial.
6 o Renascimento Urbano está intimamente associado ao Renascimento Comercial, na medida em que o crescimento dos burgos só começou a surgir quando o comércio se expandiu, a partir das feiras-livres (encontros para realização de comércio).