• Matéria: História
  • Autor: alohaabelp34bwq
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o trecho a seguir:

"Apenas a multiplicidade de divisões políticas do Oriente Próximo muçulmano no final do século XI explica o sucesso inicial da Primeira Cruzada. Dois grandes grupos dividiam o domínio dessas regiões: ao sul, o califado da dinastia fatímida do Cairo se estendia sobre o Egito e uma parte da Palestina, mas todo o restante do Oriente Próximo se achava sob o controle dos turcos seljúcidas. Originários do norte da Transoxiana (Turquestão Ocidental, além do rio Óxus), estes turcos nômades, convertidos ao Islã por volta do final do século X por missionários sunitas, tornaram-se inicialmente mercenários a serviço dos principados iranianos, depois senhores da região de Khorassam e a seguir ‘libertaram’ o califa da dinastia Abássida de Bagdá da tutela dos vizires persas considerados heréticos (porque eram xiitas), no ano de 1055".

MORRISON, C. Cruzadas. São Paulo: LPM Pocket, 2011.

A respeito do trecho extraído, considere as afirmativas a seguir:

I. A Dinastia Fatímida formou um califado com Fatímidas, dinastia xiita de origem árabe que reinou entre 909 e 1048 na África do Norte; e no Egito entre 969 e 1171.
II. O Califado Fatímida, de orientação sunita, opôs-se ao Califado dos Abássidas (750 - 1258), uma vez que estes eram de orientação xiita.
III. Os sunitas, minoria islâmica, aliaram-se aos xiitas no processo de expansão dos árabes para o Leste e a Península Ibérica.
IV. O sucesso dos cruzados cristãos se justifica em razão da desordem política dos inimigos (árabes).

qual é o correto?

Respostas

respondido por: vivizangel
1

Resposta:

I e IV

Explicação:

Perguntas similares