Respostas
Resposta:
s queimadas na Amazônia, o maior bioma brasileiro, acontecem há muito tempo, sendo de origem natural, indígena ou ocasionadas para abertura de grandes áreas para pastagens, lavouras e/ou garimpos no meio da selva.
Todos os anos, essas queimadas são motivos de preocupação entre ambientalistas e opinião pública devido à grande importância desse bioma para toda a população nacional, que chega a produzir chuvas para regiões distantes de sua área de ocorrência, como o estado de São Paulo.
Explicação:
A prática de desmatar para abrir uma nova fronteira e desenvolver cidades é comum em todas as regiões do mundo. De forma indissociável a essa prática, a queimada facilita a limpeza e abertura do território desejado. Contudo, quando essas práticas vão além do controle humano, graves problemas ambientais são gerados, prejudicando inúmeras populações.
Na Amazônia, as práticas de queimadas são corriqueiras, com nativos provocando os focos de forma controlada e para a subsistência (afugentar animais, criação de novas tribos, práticas agrícolas). A partir dos anos 1970, marco do início da construção da Rodovia Transamazônica, o desmatamento na região aumentou significativamente em conjunto com as queimadas. Até esse período, a floresta estava, praticamente, intacta.
Essa década marca a efervescência das temáticas ambientais pelo mundo, como a Conferência de Estocolmo, em 1973, a primeira do gênero. Entretanto, tais temáticas só ganhariam força e atenção no Brasil a partir dos anos 1990, com a acentuação dos desmatamentos nas décadas anteriores.
Os incentivos fiscais para grandes latifundiários e madeireiros associados à baixa fiscalização trouxeram um grande impacto negativo para a Amazônia, o que nos faz perceber que as queimadas não são apenas um problema ambiental, mas também social, cultural, político e econômico, e que devem ser tratadas com atenção, cautela e comprometimento de todos os entes envolvidos.
MANDA AMIZADE
MARCA COMO MELHOR RESPOSTA