diga 5 doenças causadas por bactérias,a forma de contágio,os sintomas,o tratamento e a forma de prevenção (se houver)
Respostas
Resposta:
1- tuberculose
2- hanseníase
3-coqueluche
4-tétano
5- Leptospirose
Explicação:
1-turberculose
a forma de contágio: A tuberculose é transmitida através do ar, espirro, da tosse e da fala.
2-hanseníase
a forma de contágio: a transmissão se dá entre pessoas.
3-coqueluche
a forma de contágio:a transmissão se dá principalmente, pelo contatos direito do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro.
4- tétano
a forma de contágio: a transmissão se dá, geralmente pela contaminação de um ferimentos da pele ou mucosas.
5-leptospirose
a forma de contágio: a leptospirose não é contagiosa. não há transmissão de pessoas para outra. é transmitida entre os animais e dos animais para o homem, sempre pelo contato da urina do animal com a pele do Homem.
Resposta:
Meningite bacteriana, tuberculose, tétano, gonorreia, lepra
Explicação:
meningite: o contágio é por vias respiratórias, através de secreções que se espalham pelo ar, seus principais sintomas são: febre acima de 38 graus, dor de cabeça insistente, manchas rochas na pele, dor ao mecher o pescoço, sensibilidade a luz ou som, cansaço e apatia, cofusão mental e rigidez muscular no pescoço; o tratamento é feito com antibióticos intravenosos, geralmente corticóides de acordo com a bactéria, a fim de prevenir futuras complicações. O meio de prevenção é através de vacinas.
Tubercuose: o contágio é através do ar pelo contato com a respiração e tosse de um infectado, os principai sintomas são: dores no peito, tosse decorrente a mais de 3 semanas, falta de ar, perda de peso e cansaço, sudorese noturna, perda de apetite e febre baixa; o tratamento é feito com rifampcina, isoniazida, pirazinamida ou estambutol, a forma de prevenção é por meio de vacinação.
Tetano: o contágio é feito atraves da introdução de esporos da bacteria em ferimentos externos, seus principais sintomas são: espasmos musculares, rigidez dos músculos do pescoço, febre inferior a 38 graus, músculos abdominais rígidos e doloridos, dificuldade para deglutir, sensação de cerrar os dentes a força e há a presença da ferida infectada, o tratamento é feito com imunoglobulina antitetânica ou soro antitetânico. relaxantes musculares e sedativos, o meio de prevenção é através de vacinas.
gonorreia: o contágio é feito atraves de relações sexuais ou no parto, de mãe para filho, os principais sintomas são: necessidade urgente e dor ao urinar, secreção vaginal, dor ao ter relações sexuais e febre, o tratamento é realizado com azitromicina, ceftriaxona, ou ciprofloxacina (antibióticos), e a forma de prevenção é o uso de preservativos
lepra: o contágio é feito através do contato com secreções de um pessoas já infectada, os principais sintomas são: inchaço da região, perda da força em musculos inervados pelos nervos infectados, perda da capacidade de suar, pele ressecada, perda da sensibilidade e dormência, lesões e feridas na ponta dos pés, lesões no nariz ou olhos (que pode causar cegueira), etc. O tratamento é feito atraves da adminisração de dapsona e rifampicina durante 6 meses ou rifampicina, dapsona e clofazimina durante 12 meses, ao meio de prevenção contra lepra é a vacinação e, ainda sim, só funciona em 50% dos casos.