1. Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta continua importunação de senhores e de escravos, que não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração! Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual mais porfiado em roubar-Ihe a paz da alma, e torturar-Ihe o coração: três amantes, Leôncio, Belchior, e André, e uma emula terrível e desapiedada, Rosa. Fácil -lhe fora repelir as importunações e insolências dos escravos e criados; mas que seria dela, quando viesse o senhor?!...
A) assemelham-se aos das demais escravas do país, o que indica o estilo realista da abordagem do terra da escravidão pelo autor do romance.
B) revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como Isaura, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores.
C) indicam que, quando o assunto era o amor, as escravas brasileiras, de acordo com a abordagem lírica adotada pelo autor, eram tratadas como as demais mulheres da sociedade.1. Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta continua importunação de senhores e de escravos, que não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração! Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual mais porfiado em roubar-Ihe a paz da alma, e torturar-Ihe o coração: três amantes, Leôncio, Belchior, e André, e uma emula terrível e desapiedada, Rosa. Fácil -lhe fora repelir as importunações e insolências dos escravos e criados; mas que seria dela, quando viesse o senhor?!...
A) assemelham-se aos das demais escravas do país, o que indica o estilo realista da abordagem do terra da escravidão pelo autor do romance.
B) revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como Isaura, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores.
C) indicam que, quando o assunto era o amor, as escravas brasileiras, de acordo com a abordagem lírica adotada pelo autor, eram tratadas como as demais mulheres da sociedade.
Respostas
Resposta:A afirmativa correta é a b) revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como Isaura, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores.
Explicação:
A alternativa correta em relação ao modo de vida da escrava Isaura é a letra B.
É sabido que a condição dos escravos no Brasil, especialmente das mulheres escravas, tais como Isaura, eram degradantes. Inúmeros métodos de tortura física e mental eram utilizados.
Mesmo se tratando de uma ficção, o romance A escrava Isaura 1875, de Bernardo Guimarães apresenta um sucesso estrondoso, atravessando os anos, já tendo sido adaptado para as telinhas e telonas.
No romance, conhecemos Isaura, uma escrava branca e educada, que apesar de possuir um caráter nobre, e não sofrer tanto quanto os outros escravos, tem sua sorte determinada pelas vontades de Leôncio, caracterizado como um senhor devasso.
Isaura era refém das constantes mudanças de humor de Leôncio, além de presenciar os maus-tratos aos outros escravos, que como Bernardo Guimarães narra eram “bárbaros e aviltantes instrumentos de suplício”.
Isaura algumas vezes, sentiu na pele a dor do chicote que estalava com violência. No romance são narradas cenas de terror, porém corriqueiras do dia a dia dos escravos, tais como, os castigos no tronco e pés e mãos algemados com cadeado.
Aprenda mais sobre o período da Escravidão:
https://brainly.com.br/tarefa/12621053
Bons estudos!
A) Narrador
B) Tempo
C) Lirismo