Agora considere o texto abaixo para analisar as ponderações sobre ele.
O que é essencial para todos?
“O homem é essencialmente um ser de cultura”, argumenta o professor Denys Cuche, da Universidade Paris V. A cultura é um campo do conhecimento humano que nos permite pensar a diferença, o outro e dar um fim às explicações naturalizantes dos comportamentos humanos. As questões étnica, nacional e de gênero, por exemplo, não podem em hipótese alguma serem observadas em seu “estado bruto”. É o caso da relação homem-mulher, cujas implicações culturais são mais importantes do que as explicações biológicas.
O conceito de “cultura” é tão reivindicado quanto controverso. Ouvimos esta palavra diariamente, para os mais diversos usos: cultura política, cultura religiosa, cultura empresarial. Também serve para complexificar e ampliar um debate sobre um tema difícil (“isso é cultural”), para finalizá-lo (“não tem jeito, isso é cultural”) ou gerar preconceito contra um grupo social (“o povo não tem cultura”). São múltiplos os usos.
Barreto, Gustavo. O que é essencial para todos?
I – O texto tem caráter dissertativo. Já em sua introdução, o autor utiliza a estratégia argumentativa por autoridade.
II – Na passagem “e dar um fim às explicações naturalizantes dos comportamentos humanos” (primeiro parágrafo), o autor defende indiretamente que conhecer a cultura possibilita amenizar as visões carregadas de senso comum e juízos de valor das pessoas.
6) É correto o que se afirma em: *
Apenas I.
I e II.
Apenas II.
Nenhuma das alternativas.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
I e II
Explicação:
sim o texto tem caráter dissertativo ele cita o professor como autoridade no assunto;
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás