Leia o texto a seguir, que estabelece uma comparação entre a democracia grega e a contemporânea.
A [democracia grega] era constituída por um corpo de cidadãos ativos dedicados ao processo de autogoverno e pouco tem a ver com o moderno sistema representativo e com a estrutura impessoal de comando que chamamos de Estado. A pólis era uma “cidade comunidade”, [...] e o governo, para os gregos, consistia na participação contínua e direta dos cidadãos no processo de tomada de decisões públicas. [...] No nosso sistema representativo, as decisões sobre a administração pública são tomadas, não pela coletividade, mas por pessoas eleitas para isso. O poder popular, para o moderno, não é concebido como o direito do cidadão governar, e sim como direito de autorizar o governo e de impedir o arbítrio do governante.
VILANI, Cristina. Democracia antiga e democracia moderna.
Cadernos de História. Belo Horizonte: PUC Minas, 1997. p. 41.
O ponto central da comparação refere-se à participação
A
direta ou indireta dos cidadãos.
B
urbana e individual dos citadinos.
C
pública e privada dos cidadãos.
D
democrática ou autoritária dos governantes.
E
religiosa ou racional da população.
Respostas
respondido por:
36
Resposta:
Resposta letra A
Explicação:
Atualmente, quando definimos basicamente a democracia, entendemos que este seria o “governo” (cracia) “do povo” (demo). Ao falarmos que o “governo pertence ao povo”, compreendemos que a maioria da população tem o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.
Portanto, a democracia contemporânea utilizava a opinião do povo para praticar as leis, diferente da democracia grega, que elegia pessoas para tomar decisões.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás