• Matéria: Artes
  • Autor: priscillaeigorb63
  • Perguntado 5 anos atrás

PERGUNTA 1

O conceito de fotografia expandida se concentra na experiência do fazer e nos procedimentos utilizados pelo artista: “mais do que apenas idealizar a foto, o fotógrafo que a produz necessita conhecer todo o procedimento que dá luz a fotografia e, justamente por essa razão, não deve se prender aos padrões da fotografia tradicional” (NORBACHS, ZANETTI, 2018).

Dentre os procedimentos estudados na Unidade 6, considere as afirmações a seguir:

I- Esta técnica foi muito utilizada no início da fotografia e não precisa de equipamentos fotográficos para ser realizada, é feita apenas com o uso de materiais fotossensíveis e a gravação da imagem se dá pela sobreposição de objetos sobre a superfície do papel químico e exposto à luz. Em seguida, o processo de revelação se dá como o de uma fotografia normal, com banhos químicos, reveladores e fixadores.

II- Nessa técnica, o papel fotográfico é fabricado pelo fotógrafo, de forma econômica e, ao mesmo tempo limitada, pois sua característica é marcada pelos tons azulados, resultado das reações químicas dadas pelos sais de ferro. A solução aplicada nos suportes que serão transformados em fotossensíveis é formada por ferricianeto de potássio, citrato de ferro amoniacal e água.

III- É um processo de combinação de partes de uma fotografia ou de duas ou mais fotografias para gerar uma nova imagem. É um processo de ressignificação de fragmentos visuais que, reorganizados, geram novos resultados visuais que ganham novos sentidos e simbologias.

Assinale a alternativa que apresente as técnicas, RESPECTIVAMENTE:

a.
Marrom Van Dick, cianótipo, fotomontagem.

b.
Fotograma, cianótipo, fotomontagem.

c.
Fotograma, cianótipo, scannografia.

d.
Fotomontagem, fotograma, combine painting.

e.
Cianótipo, fotograma, fotomontagem.

0,175 pontos

PERGUNTA 2

O panorama da fotografia expandida se dá amplamente na produção contemporânea por meio o uso de diferentes estratégias fotográficas. No ensaio Information Strategies, de Andreas Müller-Pohle, publicado na Revista European Photography, ele propôs algumas possibilidades associadas a procedimentos técnicos de produção de fotografias expandidas.

Quais são as estratégias que Müller-Pohle definiu e que são combinadas com processos técnicos, em três níveis de intervenção?

a.
O artista e a técnica, o artista e a linguagem, o artista e a arte.

b.
O artista e a câmera, o artista e o software, o artista e as exposições.

c.
O artista e o objeto, o artista e o aparelho, o artista e a imagem.

d.
O artista e o objeto, o artista e o software, o artista e o design.

e.
O artista e a câmera, o artista e a imagem, o artista e o design.

0,175 pontos

PERGUNTA 3

Entendemos a fotografia expandida, ou a que foi um tempo conhecida por fotografia construída, é aquela comprometida com o fazer fotográfico, é aquela que é livre das regras da fotografia tradicional e, com isso, se permite a ter maiores qualidades artísticas por buscar o diferente por meio da experimentação da multiplicidade de procedimentos técnicos, estéticos e da linguagem fotográfica. Observe as imagens a seguir:



a.
Cianótipo, Marrom Van Dick.

b.
Fotograma, Polaroid transferida.

c.
Cianótipo, Polaroid transferida.

d.
Cianótipo, scannografia.

e.
Fotograma, Pinhole.

0,175 pontos

PERGUNTA 4

A respeito da fotografia expandida, Fernandes Jr afirma que não “interessa mais apenas o cumprimento das etapas do processo codificado para o registro fotográfico. Agora, torna-se importante considerar os contextos de produção e as intervenções antes, durante e após a realização de uma imagem de base fotográfica” (2006: 17).

As afirmações a seguir dizem respeito à uma técnica de intervenção feita após a realização de uma imagem fotográfica.

I. É possível realizar o trabalho nesta técnica de forma manual ou digital, com o uso de softwares de edição de imagem, inclusive, alterando os efeitos visuais como cor, brilho, foco etc.

II. É frequentemente usada como meio de expressar dissidência política. Foi usada pela primeira vez como uma técnica pelos dadaístas em 1915, em seus protestos contra a Primeira Guerra Mundial.

III. Em 1923, o construtivista russo Aleksander Rodchenko começou a experimentar a técnica como uma maneira de criar impressionantes imagens socialmente engajadas relacionadas com a localização e o movimento de objetos no espaço.

Considere as afirmações e assinale a alternativa que apresente a técnica CORRESPONDENTE:

a.
Polaroid transferida.

b.
Fotograma.

c.
Cianótipo.

d.
Fotomontagem.

e.
Marrom Van Dick.

Respostas

respondido por: josianeluis
2

Resposta:

Pergunta 1 - Letra B

Explicação:

Fotograma, cianótipo, fotomontagem.

Resposta:

Pergunta 2 - Letra C

Explicação:

O artista e o objeto, o artista e o aparelho, o artista e a imagem

Resposta:

Pergunta 3 - Letra A

Explicação:

Cianótipo, Marrom Van Dick.

Resposta:

Pergunta 4 - Letra D

Explicação:

Fotomontagem.

respondido por: theoaugustophb
0

Resposta:b

Explicação:

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