Respostas
Resposta:
Explicação:
O acesso ao cinema no Brasil não é democratizado, mas sim selecionado, segregacionista e seletivo, tornando-se um privilégio da camada mais rica da sociedade nacional. ... Na escola, nos contam que o Brasil é um país multicultural, o famoso Brasil de muitos “Brasis
São muitas as possibilidades argumentativas e linhas de pensamento, mas quero aqui deixar apenas algumas palavras para ajudar na elaboração das ideias!
Para escrevermos sobre esse tema, é bem importante pensarmos no cinema como fonte de cultura, de lazer e de educação. A Constituição Federal de 1988 (CF/88) assegura a todos os cidadãos acesso a fontes de cultura nacional, garantindo, assim, acesso igualitário ao bem cultural. Contudo, 91% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema e 60% dos jovens nunca foram ao cinema, segundo o IBGE.
O fato é que o acesso ao cinema foi diminuído e hoje é bem menor que o esperado! Você, aluno esperto, deve então pensar:
Quais as causas do não acesso ao cinema (se a proposta é democratizar, quer dizer que nem todos têm acesso):
– Desigualdade social que dificulta pagar pelo cinema e a locomoção até ele;
– Baixo investimento na área cultural;
– Falta de entendimento do cinema como cultura;
– Falta de interesse por parte dos cidadãos;
– Manutenção da alienação cultural.
Democratizar para quem?
– A ideia é democratizar para surdos, cegos, cadeirantes, idosos;
– Democratizar também para as classes menos favorecidas.
É fato que algumas medidas para a democratização do acesso ao cinema já foram tomadas! Podemos destacar:
– Cinema para todos (Governo) = parcerias com município para que filmes brasileiros sejam exibidos com baixo ou zero custo para a população;
– Cinema é para você, sim! (Caixa Econômica Federal) = uma carreta que leva a tela de cinema por várias regiões;
– Convênios de salas de cinema e escolas = as escolas podem levar os alunos com baixo custo ao cinema em dias específicos;
– Lei que garante que, até 2020, todas as salas de cinema do país sejam adaptadas para o acesso aos deficientes visuais e surdos.
Agora, algo mais pode e precisa ser feito! O quê?
– Gratuidade de acesso;
– Transporte gratuito;
– Maiores orientações.
Podemos pensar em agentes para intervenções como o Governo, as escolas, os empresários donos de salas de cinemas, empresários que podem investir na exibição de filmes.
Para montar o seu texto, é importante pensar em algumas citações:
Confúcio: “A cultura está acima de diferença social”.
Marilena Chauí, filósofa brasileira, diz que a democracia deve ser um sistema de direitos iguais para todos, sem ações que prejudicam um grupo em prol de outro.
José Ortega y Gasset, filósofo espanhol: “A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.”
E são tantas outras!! A minha ideia aqui é apenas contribuir para que você fique tranquilo nesse pós-prova!