Respostas
Resposta:
No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão alfabetizado, nato ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo apenas para:
Jovens entre 16 e 17 anos;
Idosos com mais de 70 anos;
Analfabetos.
Para os eleitores que não coletaram a biometria em 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não irá suspender o título e, por isso, estão aptos a votar. No tutorial abaixo, você pode conferir como verificar a sua zona e seção eleitora. No entanto, aqueles que já estavam com o título suspenso antes não podem votar, e devem regularizar a sua situação eleitoral após as Eleições 2020, quando o cadastro eleitoral for reaberto.
Eleições 2020: o que acontece se não votar e justificar
Segundo o TSE, os eleitores que não votaram e tampouco justificaram em até 60 dias após a eleição, devem pagar multa de R$3,51 por cada turno ausente para regularizarem a sua situação eleitoral.
Enquanto o eleitor estiver em débito com a Justiça Eleitoral, ele não pode tirar ou renovar passaporte, receber salários caso tenha emprego público, renovar matrícula ou matricular em instituição de ensino público, prestar concurso público, entre outras penalidades.
Aqueles que não votaram, não justificaram por três eleições seguidas e não quitaram a multa devida, terão suas inscrições canceladas. No tutorial abaixo, você pode verificar se possui pendências com a Justiça Eleitoral:
Como regularizar o título de eleitor pela Internet
Eleições 2020: como justificar o voto
Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral possuem duas opções para justificarem o voto. A primeira é indo a uma seção eleitoral com os documentos (título de eleitor e/ou documento de identidade com foto) e preencher o formulário presencialmente.
Explicação:
Bom , um jeito de "manipular voto" hoje em dia seria convencendo uma pessoa a votar em alguém mesmo ela não estando confortável com isso, e muitas das vezes a pessoa sofre ameaça para votar em outra pessoa e isso pode até ser considerado um crime eleitoral . espero ter ajudado ♥️