2.
Em suas teses, Montesquieu defende a concentração de poderes nas mãos, por exemplo,
de um rei absolutista. Esta afirmação está correta? Justifique sua resposta
Respostas
Resposta:
Montesquieu era totalmente contrário ao governo absolutista. Logo a afirmação está ERRADA.
Montesquieu foi uma dos principais ativistas iluminista e responsável por idealizar a tripartição dos governos do Estado. Ele defendia o interesse humano diante a coletividade.
O Barão de Montesquieu, assim chamado, junto com filósofos de sua época, Voltaire e Rousseau, defendiam assiduamente novos ideais político e o fim do governo absolutista.
Ele compactuava com os ideais liberalistas, onde pudesse existir leias que regem as ações do estado perante nós e nossas ações. Segundo ele, um poder despótico ( aquele concentrado absolutamente na mão de uma tirano) era uma absurdo e um desrespeito com as direitos e deveres do cidadão.
A formulação e separação estatal em três esferas tinha como objetivo um poder não sobrepor o outro, dessa forma, nenhum poder se contemplaria e um verificava as atitudes do outro para ver a Constituição sendo cumprida.
Explicação:
Resposta:
Nao, Pois ele queria que esse poder fosse dividido em tres ramos distintos, interligados : ( Executivo, Legislativo e Judiciario ) , a fim de se evitar os abusos de poder.
Explicação:
espero ter ajudado