Leia o fragmento do texto de Marisa Lajolo - um relato de experiência vivida - para responder às questões 1 e 2.
[..]
Até então, leitura era coisa doméstica. Tinha a ver apenas comigo mesma, com os livros que havia na estante de quinquilharias de meu pai e com os volumes que avós, tias e madrinhas me davam de presente. No cardápio destas leituras, Monteiro Lobato, as aventuras de Tarzan, os volumes da Biblioteca das Moças. [...]. Mas um dia a escola entrou na história. Dona Célia, nossa professora de Português, mandou a gente ler um livro chamado Inocência. Disse que era um romance. Na classe tinha uma menina chamada Maria Inocência. Loira desbotada, rica e chata. Muito chata. Alguma coisa em minha cabeça dizia que um livro com o nome da colega chata não podia ser boa coisa.
[...]
Depois vieram outros, em casa e na escola. Com o tempo virei uma profissional da leitura, dando aula de literatura em colégios, cursinhos e faculdades. Mas a leitura profissional — embora seja um outro lance — nunca abafou a expectativa com que abro um romance: sei que ali me espera um universo inteiro, que posso aceitar ou recusar. Palavras e frases se encorpam em personagens, em objetos, em cenários, em emoções. O romance sempre engendra surpresas. Que podem me seduzir ou me deixar indiferente. Até hoje, com um romance na mão, é como se eu estivesse no quartinho dos fundos de minha infância, pronta para afundar na poltrona velha e gorda. Sei que posso reviver a experiência da leitora antiga, que se surpreendeu ao encontrar uma história de borboletas com nome de gente num livro que parecia prometer apenas meninas chatas e ricas.
[...].
Marisa Lajolo. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. P. 15-17.
1) Ao relatar a experiência com a prática da leitura, a autora descreve algumas sensações que teve na infância e continua até a vida adulta. Que sentido pode-se inferir do trecho: “O romance engendra surpresas.”? *
1 ponto
a) Um romance sempre traz muitos elementos engenhosos e de acordo com as palavras e frases pode sempre ser indiferente.
b) Um romance sempre traz palavras e frases que podem gerar surpresas e tornar a leitura mais prazerosa.
c) Um romance sempre traz muitos elementos como objetos e cenários que causam poucas expectativas no leitor.
d) Um romance sempre traz um personagem astuto e que causa surpresas no desenvolvimento da história.
2) Releia o trecho do relato: “Palavras e frases se encorpam em personagens, em objetos, em cenários, em emoções”. Assinale a alternativa que traz uma reescrita desse trecho de modo a formar uma oração subordinada adjetiva restritiva. *
1 ponto
a) “Palavras e frases, que se encorpam, em personagens, em objetos, em cenários, em emoções”.
b) “Palavras e frases que se encorpam, em personagens, em objetos, em cenários, em emoções”.
c) “Palavras e frases que se encorpam em personagens, em objetos, em cenários, em emoções”.
d) “Palavras e frases que, se encorpam, em personagens, em objetos, em cenários, em emoções”.
Respostas
A resposta para a primeira questão é a alternativa B. Já para a segunda questão, a resposta correta é a alternativa C.
A primeira questão fala sobre as características de um romance. Um romance literário não necessariamente aborda um romance amoroso. Dentro desse gênero textual, existe um recurso narrativo denominado plot twist que se refere a viradas surpreendentes dentro da trama. Esse recurso serve p ara gerar impacto e emoção e tornar a leitura mais atraente.
Na segunda questão, o ponto principal é tornar a frase restritiva ao reescrevê-la. Aqui a a inserção do "que" como limitante de forma a indicar que todos os adjetivos escritos em seguida se referem as "frases"
Saiba mais em:
brainly.com.br/tarefa/39020240
Resposta:1-c 2-a
Explicação:
Errei mas agora tou passando a resposta certa