Respostas
1 – Quais são as vantagens de se instalar uma usina de energia solar?
A primeira é a independência do consumidor, que agora passa a ser produtor de energia. Ele não estará mais sujeito às variações de preço da energia devido aos inúmeros fatores de mercado. Além disso, terá uma redução substancial em valor final da conta. A segunda vantagem é a de que trata-se de uma energia sustentável.
2 – Quais características o imóvel deve ter para que nele seja possível instalar uma usina de energia fotovoltaica?
A energia fotovoltaica é direcionada para todos os tipos de imóveis: residenciais, comerciais e industriais. O único quesito necessário é o de que o imóvel possua um telhado, laje ou piso em local aberto com incidência de sol durante a maior parte do dia.
3 – Como é a estrutura de uma usina de energia fotovoltaica? Quanto tempo é necessário para instalar o sistema e ele começar a gerar energia elétrica?
Não é preciso obra ou aplicação de materiais que exijam grandes mudanças. São colocados painéis solares, cabos de ligação e um equipamento central conhecido como inversor de tensão. Este último é responsável por receber e transformar a energia gerada pelos painéis em energia no padrão de utilização da rede elétrica. Normalmente, as placas solares são instaladas no telhado (podem ser instaladas em laje ou piso também), e delas saem os cabos elétricos para alimentação do inversor e interligação com a rede elétrica do imóvel. Todo o serviço é feito em aproximadamente dois dias.
4 – Qual é a garantia da estrutura montada para a usina de energia fotovoltaica?
Todos os itens fornecidos possuem um período de garantia elevado, já que a expectativa de vida útil de uma usina fotovoltaica é acima de 25 anos de uma forma geral. Os inversores hoje possuem a possibilidade de garantia estendida, mas em média a vida útil para estes componentes é de 10 anos.
5– É nova a tecnologia que permite utilizar os raios solares para a geração de energia elétrica?
Não. Essa tecnologia já existe há mais de 30 anos. Na Alemanha, por exemplo, atualmente, 85% das residências utilizam a energia fotovoltaica.