Jogos esportivos coletivos como o futebol, o futsal, o handebol, o rugby (etc.) se desenvolvem em um contexto de participação simultânea e espaço comum, propiciando assim, atividades férteis em eventos cuja frequência, ordem e complexidade dos acontecimentos não podem ser antecipados. Considerando estas características, é importante desenvolver nos jogadores competências que extravasem somente a execução propriamente dita (GARGANTA, 2005).
GARGANTA, J. Dos constrangimentos da acção à liberdade de (inter)acção, para um Futebol com pés … e cabeça. In: ARAÚJO, D. (Ed.). O contexto da decisão: a acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos, p.179-190, 2005. [adaptado].
Analisando o fragmento de texto exposto acima e o livro de Resende (2018), cite o nome do modelo de ensino do esporte que estimula a resolução de questões que vão além de “como fazer”, e explique como esta proposta atribui significado ao uso da técnica.
Respostas
O nome do modelo de ensino de esporte que estimula à resolução de questões que vão além de “como fazer” é o seguinte: modelo de ensino do esporte cognitivista.
O principal objetivo desse modelo é possibilitar a capacidade do jogador de trabalhar, em especial, com suas memórias e ações passadas considerando as mais diversas situações/problema que se relacionam com a modalidade. Onde toda a resolução da situação/problema deve levar em conta a cognição e a percepção.
Bons estudos!
proposto por Bunker e Thorpe (1982), teve um forte
impacto na forma como se começou a encarar o ensino das modalidades esportivas. A um ensino tradicional que iniciava a aprendizagem do jogo pelo
domínio das técnicas, os autores propuseram uma
forma de ensinar na qual o próprio jogo fosse a sua
essência. Desta forma, promovia-se uma participação mais igualitária entre .
Resposta:
O nome do modelo de ensino de esporte que estimula à resolução de questões que vão além de “como fazer,” É o modelo de ensino do esporte cognitivista, que tem como proposta,
que foca principalmente na capacidade do jogador trabalhar mais no repertório de suas memórias e experiências passadas em situações/problema constantemente solucionadas em situações anteriores com relação à modalidade!
Para à tomada de decisão da resolução da situação/problema em que toda à ação passa primeiro pelo processo cognitivo/perceptivo para depois ir para o estímulo da ação final da atividade e ação motora à ser seguida de forma mais rápida e eficaz com relação ao uso da técnica e ao jogo e a vivência da modalidade em questão.
Explicação: