A criação do Ministério da Educação e da Saúde, no governo Vargas, demonstrou a disposição do governo nas reformas educacionais, marcadas pela organização da Universidade do Rio de Janeiro, pela criação do Conselho Nacional de Educação e pela estruturação do ensino secundário e do ensino comercial. As reformas tiveram à frente o ministro da educação, Francisco Campos e por isso ficaram conhecidas popularmente como Reforma Francisco Campos.
Sobre essas reformas assinale a alternativa CORRETA que indica a alteração para o ensino secundário:
Respostas
Resposta:
O ensino secundário também se modificou, passando a ter dois ciclos, um fundamental, com cinco anos, e outro complementar, que tinha como função principal a preparação para o ingresso no ensino superior.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Resposta:
1- e) Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que a educação fundamental foi transferida para os Estados enquanto que a educação secundária e superior ficou sob responsabilidade do governo federal.
2- a)Francisco Campos.
3- A organização da Universidade do Rio de Janeiro, a criação do Conselho Nacional de Educação e a estruturação do ensino secundário e comercial.
4- O ensino secundário também se modificou, passando a ter dois ciclos, um fundamental, com cinco anos, e outro complementar, que tinha como função principal a preparação para o ingresso no ensino superior.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA