Com a industrialização se firmando aos poucos no Brasil, nas quatro primeiras décadas do século XX, a partir da década de 50, ocorreu a formação de um mercado promissor que atraiu milhares de pessoas para o Sudeste do país, região que possuía a maior infraestrutura e, consequentemente, a que concentrava o maior número de indústrias.
A) às parcerias com empresas japonesas no Brasil, uma vez que elas já se encontravam em São Paulo desde o início do século.
B) à parceria de mercado com empresas americanas que, diante ao desenvolvimento capitalista industrial, requeriam a ampliação de seu mercado no Brasil.
C) à política de industrialização, promovida por Getúlio Vargas e pela política
desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, que prometia o desenvolvimento de "50 anos em 5".
D) à iniciativa privada que via grandes oportunidades no mercado interno nacional, uma vez que o Brasil possuía um excedente de consumidores.
E) à ideia de nacionalização e centralismo do mercado, impedindo, assim, qualquer tipo de interferência de empresas concorrentes no país.
Respostas
Resposta:
C) à política de industrialização, promovida por Getúlio Vargas e pela política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, que prometia o desenvolvimento de "50 anos em 5".
Explicação:
Apesar das transformações urbanas, o Brasil ainda possuía apenas 30% da população total do país nas cidades. Foi a partir de 1950 que o processo de urbanização se intensificou.
Getúlio Vargas e, posteriormente, JK, é que houve a formação de um mercado interno integrado que atraiu milhares de pessoas para o sudeste do país, região que possuía a maior infraestrutura e, consequentemente, a que concentrava o maior nº de indústrias.
Assim, já na década de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, que ofertavam empregos e serviços, como saúde, educação e transporte, que eram de maior necessidade.
O início da década de 50 foi muito importante para o desenvolvimento industrial do país, pelo fato de unir as políticas de estímulo ao mercado interno de Vargas, assim como a política desenvolvimentista de JK (Alternativa C).
Industrialização no Brasil
A industrialização no Brasil foi bastante tardia, de forma que somente a partir dos anos 50, com a implementação da política de "50 anos em 5", de JK, iniciou-se o processo.
Embora Vargas tenha direcionado recursos para a industrialização nacional, foi a partir do governo JK que ocorreu a industrialização massiva, assim como a criação da capital Brasília, possibilitando a criação de novos empregos.
Mais sobre industrialização no Brasil: brainly.com.br/tarefa/45411132