• Matéria: Informática
  • Autor: hellenkpo
  • Perguntado 5 anos atrás

o que estratégia de dados?

Respostas

respondido por: reisailana50
0

Resposta:

Data Strategy, ou Estratégia de Dados, é um conjunto de decisões tomadas para alcançar determinados objetivos. Usar informações para ter vantagens competitivas e corporativas. É uma visão abrangente que permite à organização aproveitar recursos relacionados a dados ou que dependam de dados; e uma base para qualquer estratégia, seja de BI, Big Data, CRM, entre outras.

Saber o que fazer com esse turbilhão de dados é fundamental para o sucesso de uma empresa, apesar de essa análise ainda ser considerada um grande desafio. Estudos mostram que as empresas utilizam menos da metade dos dados que detém para auxiliar na tomada de decisões. Por outro lado, 70% dos funcionários têm acesso a dados que não deveriam, e 80% do tempo dos analistas é gasto para descobrir e preparar os dados que serão analisados.

Uma boa estratégia de dados exige um entendimento da estratégia de negócios da empresa. Aproveitar os produtos ou serviços existentes para obter uma visão 360 graus do cliente e orientar os negócios para oferecer a melhor experiência a eles.

Uma boa estratégia de dados também:

– define quais perguntas devem ser respondidas e como essas respostas podem melhorar a estratégia de negócios

– identifica os dados que devem ser coletados para a análise

– detalha os conjuntos de habilidades das pessoas que devem fazer essa análise e quais as ferramentas necessárias

– explica como preparar a empresa para colocar a estratégia de negócios em ação

respondido por: iury561
0

Resposta:

Imagine construir uma estrutura sem uma base ou abrir uma empresa sem um plano de negócios. A mesma lógica se aplica ao desenvolvimento de uma estratégia de dados. Muitos líderes empresariais estão percebendo que o simples desejo de ser uma organização impulsionada por dados nem sempre resulta em sucesso. Na realidade, uma pesquisa recente da NewVantage Partners revelou que, embora quase 99% dos executivos declarem que suas empresas se esforçam para ser impulsionadas por dados, apenas 32% delas afirmam ter atingido esse objetivo. O sucesso não é possível sem uma estrutura clara que oriente como as pessoas devem usar os dados para facilitar e embasar suas decisões.

A criação e a manutenção de uma estratégia de dados requerem um compromisso estratégico e financeiro de toda a organização. Portanto, antes de desenvolver sua estratégia de dados, você precisa assegurar a contribuição da liderança e do departamento de TI, que darão apoio e ajudarão a orquestrar mudanças essenciais para escalonar a estrutura em toda a empresa. Especificamente para a TI, as principais prioridades devem ser:

Colaborar com os líderes para entender como as equipes da empresa usam os dados

Ajudar a comunicar e a promover a visão de análise moderna em toda a organização

Ajudar a priorizar as fontes de dados de acordo com o tamanho e as necessidades do público-alvo

Instalar, configurar e manter uma solução de análise moderna e governada

Influenciar processos, políticas, diretrizes e responsabilidades pertinentes ao acesso aos dados, à criação de conteúdo e à conformidade

Considerações sobre a estrutura da sua estratégia de dados

Organizações impulsionadas por dados não separam a estratégia comercial da estratégia de TI. Elas têm uma estratégia de dados abrangente que serve como um elo entre as duas e conecta as principais iniciativas aos dados, contemplando as metas comerciais, os objetivos e a missão da sua empresa, sem tratar os dados como um subproduto. Sua estratégia de dados deve ser sólida, mas também flexível o suficiente para se adaptar quando houver mudanças nas necessidades comerciais ou nas operações.

Como implementar uma estratégia de dados empresarial eficaz?

Ao começar a implementar uma estratégia de dados de sucesso em sua empresa, siga estas etapas essenciais para garantir um impacto transformador:

Etapa 1

Defina objetivos comerciais claros:

Isso exige uma compreensão dos objetivos executivos e estratégicos da sua organização. Ter objetivos comerciais bem definidos ajudará a identificar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) e as métricas que influenciam as decisões tomadas com base nos dados. Eles também servem para determinar as fontes de dados que devem ser desenvolvidas e analisadas.

Etapa 2

Colete os dados certos para atingir seus objetivos:

Sua empresa já está coletando dados, mas as fontes são organizadas e certificadas? Se não forem, o processo será como procurar uma agulha em um palheiro, dificultando a descoberta de dados que atendem a diversos casos de uso e contribuem para os objetivos comerciais. De acordo com a Harvard Business Review, empresas de sucesso optam por uma estratégia de dados defensiva e ofensiva, que contempla “funções empresariais centradas no cliente” e “questões jurídicas, financeiras, de conformidade e de TI”. Como resultado, todos podem ter a certeza de que os relatórios visualizados e compartilhados, seja interna ou externamente, refletem fontes de dados confiáveis e precisas, seguem padrões e passaram um processo consistente e gerenciado.

Etapa 3

Modernize sua arquitetura de dados:

Uma única fonte de dados não pode responder a todas as suas perguntas comerciais. Sua organização precisa se conectar aos dados onde quer que eles estejam e considerar todas as formas de melhorar os dados por meio da combinação de várias fontes. Isso significa abandonar a mentalidade tradicional do data warehouse empresarial como único repositório e adotar uma mentalidade de múltiplos repositórios que impulsiona a velocidade, a agilidade e altos volumes de dados.

.

.

Perguntas similares