Em seus estudos, você aprendeu acerca da adequação da norma padrão nas organizações. Considerando esses estudos, leia o fragmento a seguir, extraído do artigo “A importância do domínio do português no mercado de trabalho”, do site Belo Digital.
No mundo corporativo, uma boa comunicação é, sem dúvida, a alma do negócio. Para além do telefone, da carta, ou até pessoalmente, hoje em dia, os executivos utilizam, principalmente, o e- mail. Em qualquer uma destas formas de comunicação, há que conhecer o bom e correto funcionamento da língua. Inclusive, o domínio da mesma é ainda mais valorizado em algumas profissões, ou seja, falar e escrever bem é já uma condição de empregabilidade. Mais do que dominar um segundo idioma, é crucial dominar a própria língua, neste caso, o português.
Considerando o trecho e seus estudos, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso da língua deve ser adequado à cada situação de comunicação, porque cada uma exige de seu falante determinadas escolhas. Podemos afirmar que a variedade linguística profissional é um fazer cultural que também se ajusta a essa situação.
II. Diferentes situações de comunicação como o ato de proferir uma palestra, de ministrar uma missa, de apresentar um trabalho de conclusão de curso, de pedir alguém em namoro exigem variedades linguísticas adequadas a cada momento, isto é, a cada uma destas situações.
III. Os profissionais das organizações comunicam-se com diferentes pessoas, isto é, não apenas com as pessoas da empresa, seus clientes e fornecedores. Eles mantêm contato com grupos de recreação, comunidade religiosa, associações de classe, escolas, entre outros. A forma de usarem a língua os representa nesses diferentes espaços.
IV. Dirigentes e colaboradores em uma reunião geral da empresa; empresa e clientes em visitas para divulgação de produtos; médico e paciente em consulta; professor e aluno em sala de aula, são consideradas diferentes situações de comunicação, para cada uma delas há uma forma socialmente aceita para se comunicar.
Está correto o que se afirma em:
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
I, II, III, apenas.
I, apenas
karrbertha22:
qual você respondeu?
Respostas
respondido por:
13
Resposta:
I, II, III e IV
Explicação:
todos os exemplos descristo são formas de adequação da linguá portuguesa
respondido por:
4
Sobre a adequação da língua portuguesa, estão corretas as afirmativas I, II, III e IV. Assim sendo, a alternativa a ser marcada é a letra C.
Análise das afirmações sobre a adequação da língua portuguesa:
- I - A primeira está CORRETA, dado que cada situação comunicativa deve possuir uma língua adequada.
- II - A segunda está CORRETA, uma vez que as situações comunicativas diferentes exigem variabilidades linguísticas diferentes.
- III - A terceira está CORRETA, visto que os profissionais das organizações realizam comunicação com todos os tipos de pessoas, e por isso a sua forma de utilizar a língua os representa.
- IV - A quarta está CORRETA, já que todas as situações apresentadas são diferentes situações comunicativas.
Veja mais sobre adequação linguística:
https://brainly.com.br/tarefa/39403878
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás